A motivação é um conjunto de razões que nos levam a fazer escolhas na nossa vida. São os motivos para persistir firme nas nossas metas e o que nos ajuda a sair da zona de conforto e fazer o que nunca pensámos conseguir. Alcançar um objetivo que parecia inatingível é um feito que deve ser celebrado e reconhecido, inclusivamente por nós mesmos. Assim sendo, já pensou numa recompensa pelo seu êxito?

Até pode pensar que é desnecessário. Mas é importante recompensarmo-nos e reconhecermos quando um objetivo foi concluído. Isso ajuda a manter a motivação e empenho na procura de novas conquistas.

Mas essa recompensa não precisa ser, necessariamente, algo material. Damos-lhe alguns exemplos de como reconhecer o próprio esforço.

Recompensa: Como esta pode ser uma ferramenta motivadora

Todos temos momentos desafiadores que marcam as nossas vidas. E isso pode ocorrer tanto no âmbito pessoal ou profissional.

Superar obstáculos e alcançar um objetivo é uma verdadeira conquista. Isso porque sabemos que nem sempre temos a motivação necessária para tal. E, precisamos também contar com os tombos que podem surgir pelo caminho.

Reconhecer estes momentos de êxito é importante para o crescimento profissional ou pessoal. E, para manter a vontade de vencer novos desafios nada melhor do que uma recompensa.

Costumamos associar a recompensa a algo material, como um presente. Mas ela pode ocorrer de diversas formas, afinal, consistem num meio de reconhecimento.

Veja a seguir algumas formas de recompensas que podem ser implementadas não só pessoalmente como num ambiente de trabalho.

1 – Recompensa pessoal

Se deseja presentear-se pelo seu feito, então deve procurar algo que lhe de prazer e que nem sempre é possível de ser feito. Estes são alguns exemplos.

1.1 – Ir a um restaurante

Experiências gastronómicas são sempre prazerosas, e certamente tem vontade de ir a um restaurante mais chique. Porém, na grande maioria das vezes, os preços são bastante elevados.

Se esse for o caso, permita-se sentir essa nova experiência e aproveite o momento como um mimo pela sua conquista.

1.2 – Fazer uma viagem

Não precisa ser uma viagem para muito longe. Pode ser inclusivamente uma escapada de fim de semana. O importante é aproveitar para respirar novos ares e conhecer um lugar novo.

Vai voltar para casa sentindo-se renovada e ainda mais motivada para encarar novos desafios.

1.3 – Vá às compras

O truque é estabelecer um limite para controlar qualquer tendência compulsiva por compras.

Depois de trabalhar duro, estipule um valor e gaste naquilo que quiser, não importa quão inútil seja.

Pode aproveitar para se presentear com aquele relógio lindo, ou com aquele anel com o qual tem sonhado.

2 – Recompensa profissional

No âmbito profissional, as recompensas não monetárias estão a ganhar destaque e muitas vezes são pontos chave para conquistar novos talentos. Isso além de manter os colaboradores elencados com os objetivos da empresa.

2.1 – Apoio psicológico e programas de mentoria

O stress e a depressão estão a posicionar-se como as “doenças do século”. Por esse motivo muitas pessoas ficaram mais atentas aos aspectos psicológicos e comportamentais.

Nesse cenário, os Recursos Humanos podem conduzir um programa de aconselhamento para os colaboradores. Além de poderem também promover mentoria para desenvolvimento pessoal.

2.2 – Cursos e formações

Uma empresa que investe no seu capital humano é um lugar onde vale a pena estar e continuar. Por isso, uma boa opção para premiar a sua equipa é investir no conhecimento da mesma através de especializações, bolsas de estudos, formações…

2.3 – Incentivo não financeiro

Se a realidade da sua empresa não permite premiar os funcionários com incentivo financeiro, não se preocupe.

Pode substituir a recompensa material com reconhecimento individual, folgas extras, promoções, e mimos simples.

A recompensa é uma forma ativa de promover reconhecimento por um esforço único, e merecedor de aprovação. Recompense a si ou aos seus funcionários e mantenha a motivação frequente da equipa!