Sempre quis ter um espaço verde em casa, mas não tem um quintal ou varanda? Com as plantas para interior pode ter a natureza mais perto de si e deixar a decoração mais bonita.

Existem diversas espécies que podem ser cultivadas em ambientes internos, pois são mais resistentes e não necessitam de muita luz.

No artigo enumeramos as plantas mais indicadas para ter dentro de casa e assim purificar e embelezar os ambientes.

Plantas para interior: Conheça 6 espécies que podem ser cultivadas em casa

Já considerou tornar a sua casa mais verde? E não estamos a falar de pintura, mas sim incluir uma plantinha na decoração!

Investir em plantas para interior é uma forma simples e prazerosa de oferecer mais energia, ar puro e aconchego ao lar.

E o melhor é que não será preciso investir muito, uma vez que existem espécies ideais para quem vive numa moradia espaçosa ou num pequeno apartamento.

Reunimos as seis espécies mais indicadas para cultivar dentro de casa. Conheça-as de seguida!

1 – Bromélias

É possível encontrar várias espécies de bromélias, sendo uma espécie bastante versátil, pode ser cultivada isoladamente ou em pequenos conjuntos.

As bromélias desenvolvem-se bem em ambientes internos ou externos, com bastante luz indireta e so00bretudo húmidos.

São visualmente muito atrativas, uma vez que algumas espécies apresentam um contraste marcante entre as folhas e flores.

Não exigem muita manutenção e em dias muito quentes, é recomendado aplicar água com borrifador na parte central.

2 – Catos e Suculentas

Assim como as bromélias, os catos e suculentas podem ser encontrados em diversas espécies e são muito utilizados para a ornamentação interna.

Geralmente, são cultivados numa composição de pequenos terrários. Exigem pouca manutenção e rega cuidadosa, que não deve ser superior a uma vez por semana.

Os catos desenvolvem-se melhor em ambientes com mais iluminação, já as suculentas preferem luz mais indireta, mas para ambos deve evitar o sol direto. Por este motivo são plantas para interior que podem ser facilmente cuidadas.

3 – Palmeira-ráfia

Amplamente utilizada em ambientes internos, a palmeira possui origem asiática e caracteriza-se por múltiplos caules finos e longos.

As folhas são verdes e brilhantes e o crescimento acontece de forma ereta. Esta espécie de palmeira desenvolve-se bem em praticamente qualquer tipo de iluminação.

Relativamente à rega, esta deve ser frequente, mas sem deixar a terra encharcada.

4 – Aloé Vera

O Aloé Vera é uma das tendências de plantas para interior, pois é fácil de cuidar e pode ser utilizada para outras finalidades além da decoração.

O gel encontrado dentro das folhas costuma ser utilizado para hidratar os cabelos ou então tratar queimaduras e acalmar peles sensíveis.

Esta é uma espécie que precisa ser cultivada num local com bastante luz e em vasos que proporcionem boa drenagem.

Quanto à rega, evite fazê-lo com frequência, já que é suscetível à água em excesso.

5 – Samambaia

A samambaia é uma espécie bastante comum e dá charme a ambientes internos, podendo ser pendurada nas paredes ou teto.

Com folhas de cor verde-claro, a espécie é cultivada em vasos e jardineiras suspensas. Aprecia bastante luz e algumas variedades até toleram bem algumas horas de sol direto.

Por isso, o ideal é que fique perto de janelas ou em ambientes com boa iluminação indireta. A rega deve ser frequente, para manter o solo sempre húmido.

6 – Violeta africana

Estas simpáticas plantinhas são perfeitas para ambientes internos por ter um tamanho compacto e floração marcante em diversas cores.

Para se desenvolver bem, deve ser cultivada em solos ricos em matéria orgânica, e ficar próxima das janelas para receber iluminação indireta.

Já a rega deve ser cuidadosa e feita apenas quando o substrato estiver seco. Evite molhar as folhas e flores.

Aposte nas plantas para interiores e tenha a energia da natureza mais perto de si!