Decorar a casa pode ser uma tarefa complicada. Isto porque há uma vasta oferta de mobiliário, decoração, cores e texturas por onde escolher. E, quanto maior é a oferta maiores são as possibilidades de cometer erros na altura de coordenar tudo.

E o resultado de uma decoração mal feita é um visual poluído, com acessórios, móveis e objetos que não funcionam entre si, nem refletem a personalidade dos moradores.

Para que o seu projeto de decoração não seja malsucedido, enumeramos os 6 erros mais comuns, que não deve cometer na sua casa.

Vai decorar a casa? Cuidado para não cometer estes 6 erros comuns

Uma casa diz muito sobre seus donos. Por isso a decoração deve ser feita de forma a criar um ambiente harmonioso, equilibrado e com estilo.

A seguir, enumeramos os 6 problemas mais comuns, que podem destruir qualquer projeto de decoração. Conhecê-los é a melhor forma de os evitar! Então, dê uma vista de olhos na nossa lista!

  1. Não respeitar as dimensões do ambiente

Medidas e proporções são essenciais para criar a decoração. Estar atento a estes detalhes vai fazer toda a diferença no resultado final.

Se está a comprar algum móvel pela internet, veja os tamanhos na descrição e visualize-os no ambiente com uma fita métrica. Isso serve para garantir que ocupam o espaço de forma harmoniosa.

  1. Não determinar um estilo

Um estilo bem definido vai orientar a compra de objetos decorativos. Pode até misturar estilos, desde que a decoração fique equilibrada.

Cuidado ao misturar cores e padrões! Se quiser arriscar, faça um teste antes de colocar a ideia em prática. Excesso de informação causa poluição visual ao ambiente.

  1. Excesso de objetos decorativos

Com certeza já conhece aquele ditado que diz “menos é mais”. Quem inicia um processo de decoração, pode-se entusiasmar e encher os espaços com móveis e decorações, tornando o ambiente pesado e prejudicando o estilo.

Faça uma lista do que gosta e do que é realmente necessário para a decoração. Aproveite e selecione peças que cumpram mais do que uma função, incluindo versatilidade ao ambiente.

  1. Não pensar na circulação do espaço

No momento de mobiliar, as pessoas esquecem-se de que é necessário deixar espaço para circular.

Planeie o layout e distribuição dos objetos de forma a haver espaços livres para uma circulação confortável.

  1. Comprar objetos da moda

Não é necessariamente um erro, mas pode arrepender-se no futuro. Isto porque objetos e acessórios diferenciadores, e que aparecem com a moda, podem deixar a decoração desatualizada no futuro.

Não há problema nenhum em ter itens da moda. Mas dê preferência a acessórios que possam ser facilmente modificados.

Quando falamos de objetos maiores e mais caros como os móveis, por exemplo, é importante escolher estilos neutros e intemporais.

  1. Escolher apenas pela aparência

Na decoração de interiores, beleza e funcionalidade devem andar lado a lado para deixar o espaço confortável e agradável.

Por isso, antes de comprar um item, principalmente móveis, preste atenção e peça para testar.

Nada pior do que ter de conviver anos com um sofá ou uma cama linda, mas desconfortável. Portanto, esteja atento a todos os pormenores, e não se guie só pela aparência.

Siga estas dicas, e certamente vai tomar boas decisões na compra dos elementos para decorar a casa!