Escolher acessórios para a decoração de interiores nem sempre é uma tarefa fácil. Com tantas opções de móveis, itens decorativos, cores e texturas, as possibilidades de se perder no meio da grande variedade de estilos é enorme.

Obter um visual poluído, com móveis em exagero, paletas de cores que não ligam entre si e até mesmo itens que não refletem a personalidade dos donos da casa são vários exemplos resultantes de uma decoração mal sucedida.

Veja de seguida 7 erros comuns em relação à decoração de interiores, e fique atento para não os cometer na sua casa!

Decoração de interiores: 7 erros que podem estragar a decoração da sua casa

Uma casa diz muito sobre os seus donos. Por isso a decoração deve ser feita à medida para criar um ambiente harmonioso.

A seguir, apontamos os 7 problemas mais comuns, que tornam os ambientes desagradáveis. Conhecê-los é a melhor forma de evitá-los! Então conheça a nossa lista!

1 – Não estar atento às proporções

Proporções e escalas são essenciais. O ambiente pode ser simples, e os tamanhos, se pensados com atenção, podem torná-lo mais agradável que um ambiente com peças caras, por exemplo.

Se está a comprar algum móvel pela internet, leia os tamanhos na descrição e visualize-os no ambiente com uma fita métrica.

2 – Não seguir um estilo

É preciso estar ciente de que tudo o que está num espaço deve harmonizar com o entorno, ou seja, seguir um estilo.

Pode até misturar alguns estilos e padrões. Mas tem que pensar e planear tudo com antecedência para que fique em harmonia.

Não misture cores e estampas que não se complementam. Quando quiser ousar, faça um estudo. Lembre-se que o excesso de informação causa uma poluição no ambiente.

3 – Encher os ambientes de objetos

Na grande maioria das vezes o ditado de que menos é mais reflete a realidade. Colocar muitos móveis e decorações num ambiente congestiona o espaço e prejudica o estilo.

Faça um inventário do que gosta e do que é realmente necessário para que o espaço funcione corretamente. Aproveite e selecione peças que cumpram mais do que uma função.

4 – Não pensar na circulação

Na hora de mobiliar, as pessoas acabam por se esquecer de que é preciso deixar espaço para circulação em todos os ambientes.

Precisamos de espaço para poder transitar de um local para outro. Caso contrário o ambiente torna-se apertado e inútil.

Pode ter uma sala grande, mas isso não significa que deva colocar um sofá ainda maior.

5 – Itens da moda

Comprar acessórios que estão na moda dão charme e beleza ao espaço. Mas por tempo limitado. A moda é algo que muda muito rapidamente e pode deixar a sua decoração desatualizada.

No entanto, não há problema algum em ter itens da moda na decoração. Mas dê preferência a acessórios que possam ser facilmente modificados.

Para itens grandes, como os móveis, por exemplo, procure algo mais neutro e atemporal, que possa acompanhar as tendências por vários anos. Afinal, móveis de boa qualidade são caros e não vai poder trocá-los a cada estação.

6 – Escolher somente pela beleza

Na decoração de interiores, beleza e funcionalidade devem andar sempre juntas para deixar o espaço ainda mais confortável e agradável.

Por isso, antes de comprar um item, principalmente os móveis, preste muita atenção e peça para testar.

Nada pior do que ter que conviver anos com um sofá ou uma cama linda visualmente e péssima de usar. Portanto, esteja atento a todos os detalhes.

7 – Falta de planeamento

Comprar por impulso é um erro bastante comum, principalmente para quem nunca decorou uma casa.

Ao invés de planear e comprar o que é realmente necessário e combina entre si, acabamos com uma série de itens que não fazem o menor sentido juntos.

Para evitar este problema, é importante planear e escolher muito bem o que combina com o seu estilo de decoração.

Agora que já sabe o que não fazer na decoração de interiores, esteja atento às próximas compras , e acerte na escolha! Ah, e não se esqueça, na nossa Ourivesaria também encontra soluções para a casa 🙂