As bijuterias são fabricadas com um metal sensível a vários elementos como suor, enxofre, sais, perfumes, maresia, ácido úrico… Portanto, aprender a conservá-las é indispensável.

Algumas peças podem ser mais resistentes. Já outras, com poucas utilizações pode ocorrer o escurecimento da mesma. Isso ocorre devido à diferença química de cada organismo, que varia de pessoa para pessoa.

Contudo, se tiver alguns cuidados com estes acessórios, elas manterão o brilho e a beleza por muito mais tempo. Veja a seguir 6 dicas para não as estragar!

Bijuterias: 6 cuidados de conservação para estarem sempre lindas e brilhantes

Quem nunca passou pela frustração de pegar naquela bijuteria tão querida e notar que está estragada?

É claro que as peças têm vida útil e não vão durar para sempre. Mas existem alguns cuidados que, se tomados, podem prolongar muito a durabilidade destes acessórios.

Pensando nisso, listamos aqui 6 dicas valiosas para conservar as suas bijuterias.

1 – Mantenha as peças longe da humidade

A humidade é a maior vilã quando pensamos em conservação de bijuterias. Isso porque favorece a oxidação e faz com que as peças percam o brilho e escureçam.

Uma boa solução para evitar este problema é guardá-las com saquinhos de sílica, que absorvem a humidade.

Outra forma de evitar que as peças absorvam água é colocar pedaços de giz (aquele usado nos quadros-negros) perto dos acessórios. Mas atenção, não pode ser em contacto direto com as peças.

Atenção, lembre-se sempre de retirá-las quando for tomar banho. Ao contrário do que muita gente pensa, água com sabão não limpa as joias, pelo contrário, pode até causar estragos.

2 – Evite o contacto com perfumes e cosméticos

Creme para as mãos, desodorizante e perfume devem ser colocados minutos antes de pôr os acessórios. E porquê? Para evitar possíveis reações químicas.

Assim como a humidade, os perfumes e cosméticos favorecem a oxidação da peça. Ao oxidar faz com que escureça e perca o brilho, e pode mesmo causar manchas se houver pedrarias.

3 – Não utilize bijuterias ao realizar trabalhos domésticos

Quando estamos a lavar a louça ou a limpar a casa é inevitável o contacto com produtos químicos como detergentes e desinfetantes.

Estes produtos também reagem com o metal destes acessórios e estragam-nos com facilidade. Além disso, choques mecânicos durante as tarefas domésticas podem amassar ou entortar as peças. O ideal, portanto, é não as utilizar.

4 – Cuidados na hora de guardar

O atrito entre as peças pode acabar por danificá-las a longo prazo. Tente guardá-las separadamente, em guarda-joias próprios para este fim, em potezinhos, ou mesmo em sacos.

Caso não seja possível, pode também armazená-las separadamente em tecido (de preferência aveludado). O importante é evitar que as peças fiquem em contacto umas com as outras.

Em relação aos colares, é recomendado que sejam guardados pendurados, evitando que se enrolem para não danificar as correntes.

5 – Evite o uso no ginásio ou durante atividades físicas

Não as use no ginásio ou durante atividades físicas. O suor do corpo também estraga os acessórios com o tempo.

Além disso, a peça pode bater em algum sítio e ficar danificada, ou até mesmo causar algum acidente.

6 – Limpe-as antes de guardar

Por fim, após o uso destes magníficos acessórios, limpe-os com um pano seco e macio antes de guardar.

Dessa forma retira quaisquer resíduos que estejam na peça, aumentando assim a durabilidade e preservando o brilho.

As bijuterias são acessórios indispensáveis para dar aquele toque de sofisticação a qualquer look. Siga as nossas dicas de cuidados e preserve as suas peças favoritas por muito mais tempo!