As pessoas sofrem cada vez mais com stress e ansiedade. Os sintomas começam a surgir cada vez mais cedo, incluindo em crianças e jovens.
As causas são variadas, mas estão relacionadas com o estilo de vida moderno. As tecnologias trouxeram muita praticidade, contudo, é imposto um maior esforço para sermos considerados produtivos.
A ansiedade tem um impacto bastante prejudicial na nossa vida. Pode inclusive levar a doenças graves tais como depressão e problemas cardíacos.
De seguida, enumeramos 5 dicas para que possa abrandar e ter uma rotina mais e tranquila.
Ansiedade: 5 dicas práticas para a controlar e ter uma vida mais leve
Com a agitação do dia a dia, o excesso de informação e a exigência da economia por melhores resultados, torna-se fundamental que cada um de nós aprenda medidas para gerir e reduzir a ansiedade.
Pode parecer difícil! Mas, com autoconhecimento e algumas mudanças de hábitos é possível equilibrar a vida pessoal e profissional e ganhar assim uma maior qualidade de vida.
Veja as nossas dicas que o vão ajudar a ter uma rotina mais tranquila e saudável!
1 – Evitar cafeína, álcool e nicotina
Eliminar ou reduzir o consumo de nicotina e qualquer bebida que contenha cafeína e álcool é uma medida simples, mas que ajuda a controlar o stress e a ansiedade.
A cafeína e a nicotina são estimulantes e aumentam o seu nível de stress. O álcool, quando ingerido em pequenas quantidades também atua como estimulante.
O ideal é substituir as bebidas com cafeína ou alcoólicas por água, chá de ervas ou sumos de fruta natural. Mantenha-se hidratado, isso permitirá que o seu corpo lide melhor com o stress e ansiedade.
2 – Faça mais pausas durante o dia
É normal querer manter a produtividade no trabalho. Contudo há momentos em que menos é mais. Realizar pausas durante o horário de trabalho está comprovado que traz vários benefícios.
A ansiedade muitas vezes é consequência do cansaço físico e mental. Fazer estes pequenos intervalos ajuda a retomar o foco sem ficar sobrecarregado.
3 – Praticar atividades físicas
A prática de exercício físico é a forma mais indicada de controlar a ansiedade. O exercício aumenta a produção de serotonina, substância essa que aumenta a sensação de bem-estar.
Caminhar três vezes por semana, durante pelo menos meia hora, já ajuda a lidar com a ansiedade.
Além de exercitar o corpo, pode também trabalhar a mente, praticando a meditação ativa.
4 – Melhore a qualidade do sono
Dormir mal é um dos principais fatores que leva ao desenvolvimento da ansiedade e stress. Na maior parte dos casos as pessoas não conseguem relaxar o suficiente para adormecer e descansar. Assim, acabam por ficar às voltas com os problemas na cabeça.
Certifique-se que o seu quarto tem um ambiente neutro e tranquilo. Interrompa atividades mentalmente exigentes várias horas antes de ir para a cama e dê tempo ao seu cérebro para se acalmar.
Tome um banho morno ou ler um livro calmo e pouco exigente por alguns minutos ajuda a relaxar e esquecer as coisas que o preocupam.
5 – Dedique tempo a si próprio
Tire um dia da semana e cuide de si. Faça atividades que lhe dão prazer, alegria e fomentam pensamentos positivos. A aromaterapia e meditação são excelentes técnicas que ajudam a relaxar e controlar a ansiedade.
Sempre que possível, mime-se também com uma joia, um almoço fora ou um fim de semana romântico.
Não deixe a angústia tomar conta de si. Tenha uma rotina saudável, cuide do corpo e da mente.