O relógio de pulso é um acessório que une beleza com funcionalidade e voltou a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas.
Com a chegada dos smartwatches, pode parecer que os modelos mais tradicionais ficaram esquecidos. Mas, a verdade é que há quem não abra mão de um bom relógio analógico.
Para muitos, o único inconveniente é não conseguir ver as horas pela falta de pilha. Nestas ocasiões, o acessório pode passar meses inutilizado no fundo da gaveta até que se arranje tempo (e disponibilidade) para trocar a pilha por uma nova.
E é por isso que aqui estamos, para lhe dar uma novidade: sabia que existem modelos mais modernos que não exigem o uso de pilhas?
Continue a leitura – vamos apresentar algumas opções destes relógio de pulso para nunca mais perder as horas quando ficar sem pilha!
Relógios de pulso – conheça alguns modelos que não o vão deixar ficar mal quando precisar de ver as horas
Por melhor que seja o relógio de pulso, caso precise de pilhas, é inevitável que venha a parar de funcionar. Nestes casos será sempre necessária a troca por um profissional.
Nos relógios comuns, as pilhas duram em média entre dois e cinco anos. Este período vai depender do tipo de relógio, das dimensões e da quantidade de energia requerida pelas suas diferentes funções. Por exemplo, um cronógrafo terá um consumo de energia mais elevado do que um relógio que apenas indica as horas e os minutos.
Portanto, para não ser apanhado de surpresa, vejamos algumas opções inovadoras para lhe facilitar a vida!
1 – Relógios com mecanismo solar
Diversas marcas de relógios utilizam a tecnologia solar para o carregamento de energia.
Um relógio solar é alimentado através da conversão de energia luminosa em energia elétrica: a energia luminosa é recebida por um painel solar (sob o mostrador) e é convertida em energia elétrica. Assim, é armazenada numa bateria recarregável e usada para alimentar o relógio.
Neste caso é necessária alguma intensidade de luz durante um mínimo de tempo, para que o relógio possa carregar. Se a intensidade da luz e o tempo de exposição não forem suficientes, o carregamento pode não ficar completo.
2 – Relógios com indicador de reserva
Este tipo de relógio ainda precisa de substituição da pilha. No entanto, tem um indicador de carga que alerta quando esta está baixa e precisa ser trocada. Assim, consegue prevenir-se antes que o relógio pare por completo.
Por norma, o alerta ocorre quando o ponteiro dos segundos começa a saltar a cada cinco segundos. Nessa altura, é então hora de substituir a pilha.
3 – Relógios smartwatches
É claro que não poderíamos deixar de citar este modelo que une funcionalidade e modernidade. Um smartwatch trata-se de um relógio inteligente capaz de realizar diferentes funções, tanto com o smartphone como sozinho.
Isoladamente, as funções variam desde calculadora, termómetro, cronómetro, GPS, câmara e até mesmo altifalante e reprodutor multimedia. As opções são infinitas.
Já com o smartphone, o smartwatch funciona como uma extensão deste dispositivo. Assim sendo, pode espelhar mensagens, chamadas telefónicas, e-mails e notificar sobre eventos no calendário. A ligação entre os dois funciona com o Bluetooth do smartphone.
O relógio possui uma bateria recarregável, tal como o telemóvel. Esta dura, habitualmente, um dia, mas smartwatches com ecrãs e-ink têm baterias que podem durar de quatro a cinco dias.
Esta duração varia de acordo com a intensidade de uso do relógio e das suas funcionalidades.
O carregamento pode ser ou magnético ou feito através de cabo, dependendo do modelo do relógio. Alguns permitem, inclusive, que o smartwatch seja carregado das duas formas.
Independentemente da sua preferência, na Ourivesaria Clássica vai encontrar relógios de pulso fantásticos, dos modelos mais clássicos aos mais modernos. Escolha o que mais combina consigo e nunca mais fique sem ver as horas por falta de pilha!