O Marketing Digital é um meio ou um conjunto de ações que executamos para termos uma boa presença online. E, só conseguimos alcançar bons resultados se tivermos uma boa estratégia online.

Esta, irá ajudar a representar a identidade da nossa marca no digital, criando assim credibilidade a médio/longo prazo. Assim sendo, é importante salientar que o Marketing digital é uma exigência se quer ter um negócio de sucesso.

Se tem um negócio e não está no digital de forma profissional, com certeza está a perder oportunidades de venda e de parcerias.

Mas ter uma presença online não chega! É preciso estruturar o seu posicionamento nas redes sociais e nos restantes canais digitais.

O modo como comunica é igualmente importante. E, este deve ser adaptado para quem quer comunicar e para os vários canais onde está presente.

Estes e outros aspetos influenciam o nosso posicionamento online e por conseguinte o sucesso do nosso negócio.

Desde a construção do planeamento até à sua análise, são vários os caminhos que temos de percorrer para termos os resultados pretendidos. Hoje falamos-lhe sobre isso.

Estratégia Online: A Importância de a ter

Porque é que devemos ter uma estratégia online para o nosso negócio? Esta é uma pergunta que me fazem com alguma frequência.

A maioria considera que ter uma presença nas Redes Sociais é mais que suficiente para chegar ao seu público.

Mas se não fizer um estudo para saber quem é esse público não vai conseguir comunicar corretamente. Ter uma estratégia online é a parte mais importante da nossa comunicação online.

Tudo o que fazemos na vida tem uma estratégia por detrás. Esta até pode ser inconsciente, mas tudo tem uma base que nos faz agir e reagir.

O Marketing não é diferente. Ora pense comigo.

Quando decidiu criar o seu negócio foi algo pensado, estruturado.

Com certeza desenhou uma estratégia com os passos a seguir para lançar o seu produto.

No Marketing é igual. Precisa de elaborar um plano estratégico para conseguir comunicar.

7 passos para criar uma estratégia digital consistente

Existem inúmeros pontos a considerar para desenvolver uma estratégia digital. Se os seguir, está a caminhar a passos largos em direção ao sucesso digital.

  1. Definição do seu Objetivo principal e secundários
  2. Construção da estratégia, Observação da concorrência, aprendizagem, realização
  3. Constituição da persona através do seu público alvo
  4. Definição do seu Nicho
  5. Canais de Comunicação
  6. Construção do Comunicação
  7. Plano de comunicação

Se conseguir seguir estes passos básicos, vai melhorar consideravelmente a sua presença online. E, por consequência vai ser mais simples alcançar os objetivos que pretende para o seu negócio.

Principais benefícios de uma estratégia digital

Ao estruturar a sua presença online através dos passos indicados acima, está a posicionar o seu negócio de forma competitiva no mercado. Naturalmente que os resultados não serão tão significativos numa primeira fase.

Mas lembre-se, se quer construir uma presença consistente, segura e vencedora, então terá de percorrer um longo caminho.

Ter uma presença forte através do Marketing digital não é um sprint… é sim uma maratona. Deste modo, existem alguns pontos que deve considerar. Estes devem guiar todos os conteúdos que criar para o seu negócio.

  • Conquiste a sua presença online
  • Crie engagement com o público
  • Fidelize os consumidores
  • Ganhe autoridade no mercado
  • Segmente a audiência
  • Pense em resultados a longo prazo
  • Meça os resultados

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Muitos empreendedores pensam que basta publicar nas redes sociais e a magia acontece. Mas a realidade é bem diferente, como com certeza já se apercebeu.

Envolve, técnicas bem estruturadas e estudadas, envolve a utilização de vários recursos digitais e de muita persistência e consistência.

E quando tudo se conjuga, aí sim a magia começa a acontecer.

E porque é que hoje resolvemos falar sobre este tema em parceria com a nossa querida Mafalda Borralho? Porque durante o mês de outubro, a Ourivesaria Clássica vai lançar a sua loja online.

E, para que tudo corra bem é preciso ter uma estratégia e uma consistência que temos vindo a desenvolver ao longo do último ano!