Mulheres empreendedoras têm ganho cada vez mais notoriedade e respeito pelo mundo fora.

Ver o poder feminino representado no grande ecrã reforça a procura de melhores oportunidades. Sendo também fundamental para todos os que desejam entender a luta feminina.

Por isso, preparamos uma lista com indicações de filmes que retratam o empreendedorismo feminino.

Mulheres empreendedoras: 5 histórias de luta, determinação e superação

Assistir a filmes que retratam o empreendedorismo, ensinam lições valiosas e mostram o poder que as mulheres empreendedoras têm, é uma inspiração.

E quando a história é baseada em factos reais, a motivação é ainda maior. Afinal, prova que é possível alcançarmos aquilo que desejamos.

Se está à procura de filmes que mostram mulheres empreendedoras e a sua luta, conheça 5 filmes aos quais precisa de assistir.

Joy (2015)

Protagonizado por Jennifer Lawrence, o filme retrata a história real de Joy Mangano. É a inventora da “miracle mop“, uma esfregona que revolucionou o mercado e transformou a vida de donas de casa norte-americanas.

No entanto, Joy era mãe solteira de três filhos e possuía uma relação atribulada com a sua família.

Contudo, nunca parou de acreditar no seu potencial e na sua ideia. Precisou de superar diversos desafios para alcançar o sucesso e acabou por se tornar numa das maiores empreendedoras dos Estados Unidos.

Coco avant Chanel (2009)

E se estamos a falar de mulheres empreendedoras, precisamos de citar uma das maiores estilistas do mundo: Coco Chanel.

O filme mostra o difícil e real início da carreira de Coco e como ela teve força de vontade para perseguir a carreira que tanto desejava.

Todavia, os pensamentos da sociedade na época eram terríveis e a participação da mulher em negócios ainda era algo muito mal visto.

Ainda assim, Coco perseverou e conseguiu percorrer um longo caminho, alcançando o sucesso e tornando-se num dos maiores ícones da moda.

Além de mostrar a carreira de Coco, traz uma importante lição sobre empreendedorismo.

Elementos Secretos (2016)

Baseado em factos reais, o drama retrata a luta de três mulheres negras contra o machismo e racismo no ambiente de trabalho. Tendo de provar o seu valor para a equipa da NASA.

Outro facto importante é que a história acontece no período da Guerra Fria, quando o homem estava a ir para o espaço pela primeira vez. Sendo que a contribuição das mulheres para este marco na história foi de extrema importância.

A Dama de Ferro (2011)

Este é um filme que mostra que mulheres empreendedoras não estão apenas em áreas corporativas. “A Dama de Ferro” retrata a batalha de Margareth Thatcher, ex-Primeira Ministra inglesa, frente a uma posição de poder.

Interpretada por Meryl Streep, a obra relata todos os preconceitos que Thatcher sofreu enquanto era uma mulher de poder.

Pontuando muito bem os problemas sobre igualdade de género durante a sua trajetória. É um filme que mostra como qualquer mulher de negócios está sujeita a preconceitos, independente do ramo, setor e segmento.

As sufragistas (2015)

Para entender a importância do empreendedorismo feminino, nada melhor do que entender o início do empoderamento feminino.

Afinal, se hoje nós, mulheres, podemos abrir um negócio e ter liberdade financeira, é porque há anos atrás bravas mulheres lutaram pelos seus direitos.

E é isso que “As Sufragistas” retrata. O filme mostra como as mulheres passaram a ser uma mão de obra imprescindível para a sociedade. Todavia, esta não estava preparada para ver mulheres à frente de produções.

Além disso, as condições de trabalho eram péssimas. A jornada de trabalho era demasiado extensa, salários baixos e desiguais em relação aos dos homens. Já para não falar do constante abuso de género.

Isto tudo fez com que as mulheres inglesas do século XX fossem atrás dos seus direitos e o primeiro deles era o direito ao voto.

Empreender é algo que vai muito além de abrir o próprio negócio. E quando são mulheres à frente de um negócio, é preciso ter ainda mais coragem e bravura.

Destacar-se como líder é algo que as mulheres lutam há muito tempo para conseguir. No entanto, com perseverança e foco é possível mudarmos a sociedade e deixarmos a nossa marca como mulheres empreendedoras!