A Família Real Britânica sempre exerceu algum poder e fascínio em todo o mundo. Por isso, é mais que normal que, após o falecimento da Rainha Elizabeth II, a mais longeva da história, a realeza da Inglaterra tenha voltado a estar no centro das atenções.

E, não há como deixar de mencionar a exuberante coleção de joias passadas de geração em geração entre os monarcas.

Por isso, como forma de prestar a nossa homenagem à Rainha, no artigo de hoje reunimos as joias mais simbólicas e marcantes já usadas por membros da realeza britânica.

Família Real Britânica: Conheça as joias mais impressionantes da coleção

A coleção de joias reais é, sem dúvida, um dos mais valiosos bens da monarquia britânica.

As peças são símbolos de status e poder, e passadas entre as gerações que continuarão a ocupar o trono da nobreza mais popular em todo o mundo.

No mês passado acompanhámos o funeral da Rainha Elizabeth II, e além da comoção que tomou conta de toda a Inglaterra e do mundo, outro aspeto chamou a atenção.

A impressionante coroa que acompanhou a monarca ao longo de todo o seu reinado, e ainda no momento da sua despedida.

Esta é uma das mais importantes peças que fazem parte da coleção de joias da Família Real.

De seguida, falamos-lhe um pouco mais sobre esta, assim como de outros acessórios marcantes usados pela nobreza britânica.

1 – A Coroa do Estado Imperial

A Coroa do Estado Imperial é um símbolo da monarquia e do poder divino do soberano que ocupa o trono.

Fabricada em 1937 pela joalharia da coroa Garrard & Co, a coroa está sobre uma moldura de ouro, ornamentada com um gorro roxo no seu interior.

No entorno da peça, encontram-se quase três mil diamantes e outras inúmeras pedras preciosas, como safiras, esmeraldas e pérolas.

Entre as pedras preciosas que compõem a coroa, a que mais se destaca é um diamante na parte dianteira, de 317 quilates, conhecido como Cullinan II.

Após a coroação do novo monarca, a peça é levada pelo Rei ou Rainha na sua saída da Abadia de Westminster.

2 – Diadema de diamantes

A Diadema de diamantes é uma tiara que ganhou destaque e se popularizou depois de ser usada pela Rainha Elizabeth II na sua primeira sessão fotográfica oficial.

A peça é formada por mais de mil e trezentos diamantes, além de muitas pérolas, ouro e prata, sendo criada originalmente para o Rei George IV.

Devido à sua popularidade, a tiara tornou-se um símbolo, sendo a imagem de milhões de selos postais britânicos entre as décadas de 50 e de 70.

3 – Gargantilha de pérolas

As pérolas são tradicionais e clássicas e, por isso, usadas por todas as mulheres da família real. Mas as que ornamentaram o pescoço da Rainha eram especiais.

O colar de pérolas de quatro fios com um fecho de diamante, que era originalmente da própria rainha Elizabeth II, já foi usado até mesmo pela saudosa Princesa Diana.

Inclusive, Kate Middleton entrou na Abadia de Westminster para o funeral da rainha Elizabeth II com este icónico colar.

4 – Tiara e colar de rubis

Esta é uma das poucas peças que não foram herdadas pela Rainha. A tiara de rubi Burmese de Elizabeth II é uma peça exclusiva.

A joia foi criada especialmente para a monarca, confecionada segundo o seu próprio pedido feito em 1973.

Ornamentando 96 rubis, a tiara é exuberante e conta ainda com vários diamantes cravejados na sua moldura de prata.

5 – Anel de noivado da Lady Diana

Uma das joias mais icónicas da Família Real britânica é o anel de noivado da Lady Diana.

Uma bela safira se destaca, rodeada de diamantes. A joia foi herdada por Kate Middleton, quando ficou noiva do primogénito de Diana, o Príncipe William.

6 – Tiara Lover’s Knot

Apesar de já fazer parte da coleção de joias da realeza britânica há muito tempo, foi com a Princesa Diana que esta tiara chamou a atenção do mundo.

A Lover’s Knot era a tiara favorita de Lady Di, e criada com 38 pérolas e 19 arcos de diamante, intrincados num design luxuoso e, ao mesmo tempo, delicado.

A peça também foi herdada por Kate Middleton, que tem seguido os passos da sogra no seu estilo.

As joias que fazem parte da coleção da Família Real contam histórias que são passadas de geração em geração.

Partilhe connosco qual destas peças gostaria de ter no seu guarda-joias!