Conseguir chamar a atenção do público para o seu produto ou serviço, é uma missão que se está a tornar cada vez mais exigente. Neste sentido, ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para posicionar a sua empresa no mercado.
Sabe como o content marketing o pode ajudar a gerar mais leads e expandir o negócio? Se não, continue a ler este artigo desenvolvido em parceria com a Filipa Cardoso da FindUp.
Marketing de conteúdo: Crie um relacionamento de excelência com os clientes
Investir em conteúdo de qualidade é uma das principais estratégias adotadas nos últimos anos pelas empresas. Isso porque perceberam a importância deste modelo de marketing.
O marketing de conteúdo consiste numa estratégia com foco na criação de um relacionamento com o nosso cliente ideal. A par disso, permite também a expansão da rede de clientes e potenciais clientes, através da criação de conteúdo relevante.
Um conteúdo relevante, por sua vez, é aquele que é envolvente e gera valor a quem o lê. Isso permite a criação da percepção positiva da marca, aumentando o volume de negócios.
Dito isto, conheça alguns benefícios de criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
1 – Reconhecimento da sua marca como uma autoridade
O mercado é cada vez mais competitivo, por isso, é preciso apresentar um diferencial para se conseguir destacar.
O marketing de conteúdo ajuda a sua empresa a posicionar-se como uma autoridade no nicho em que atua e assim fazer frente à concorrência.
2 – Melhora o ranking da empresa no Google
Ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca é um dos principais objetivos desta estratégia digital.
Afinal, ao aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa no Google, a empresa conseguirá ser vista mais facilmente, atrairá a atenção dos consumidores e aumentará a sua credibilidade. Tudo isso é possível com um bom conteúdo.
3 – Ferramenta de conversão
Gerar conversões é um dos principais objetivos do content marketing. As conversões são feitas por etapas:
- Visitantes a leads
- Leads a leads qualificados
- Leads qualificados a clientes
4 – Vantagem competitiva
Empresas que constroem relações mais próximas e com transparência ganham prioridade na mente do consumidor. É justamente isso que o marketing de conteúdo ajuda a fazer: aproximar a marca do consumidor, através de uma relação de confiança.
A empresa disponibiliza conteúdo relevante sobre a sua área de atuação e os consumidores fornecem o seu tempo e contacto em troca.
5 – Redução de custos
Investir em marketing de conteúdo vai custar-lhe, em média, 50% a menos do que investir em publicidade online ou offline.
Além disso, as leads geradas através do conteúdo são até oito vezes mais propensas a comprar. E o melhor de tudo é que esta é uma estratégia democrática, em que pequenas, médias e grandes empresas podem investir.
6 – Ter embaixadores da sua marca
Ao produzir bom conteúdo o leitor acaba por se tornar uma espécie de embaixador da sua marca. Isso porque, ao disponibilizar um conteúdo realmente interessante e relevante, a tendência será partilhá-lo com outras pessoas.
Uma pessoa que partilha o seu conteúdo não tem necessariamente de se tornar seu cliente.
Mas, com a simples partilha de um link, ela pode fazer com que diversas outras pessoas conheçam a sua marca e se tornem clientes.
A nossa experiência com o marketing de conteúdo
Não há melhor comprovação do que falarmos da nossa própria experiência para afirmar que uma boa estratégia de marketing de conteúdo proporciona todos estes benefícios.
Desde que a FindUp iniciou a sua parceria com a Ourivesaria Clássica investindo em marketing de conteúdo para blog e redes sociais, os resultados positivos ficaram evidentes. Seja no melhor ranking no Google, no aumento da frequência de visitantes no website ou na expansão da marca.
Por isso, é importante ter em conta que para que a estratégia de marketing seja realmente eficaz, é preciso contar com uma equipa profissional que vai considerar todos os fatores e variáveis durante a criação do conteúdo que fará parte desta estratégia.