Há quem seja mais cético em relação ao assunto enquanto outros não perdem uma única previsão diária. Estamos a falar do horóscopo, estudo milenar que ainda nos dias de hoje é polémico.

Muito do ceticismo acerca deste assunto deve-se à banalização do tema. Infelizmente há muitos aproveitadores que fingem ser estudiosos e acabam por criar uma aura de misticismo e sobrenaturalidade sobre o tema que, na verdade, não existe.

O horóscopo está diretamente relacionado à astrologia e ao estudo das posições dos planetas do zodíaco. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda porque este elemento ainda é algo que rege a nossa vida.

Horóscopo: Qual é o verdadeiro propósito e porque ainda influencia nossas vidas

O hábito de consultar o horóscopo é tão remoto quanto a própria Astrologia. Muitas das civilizações da Antiguidade já olhavam para o céu, à procura de respostas através da análise de eventos celestes e terrestres.

Tais observações acerca do movimento dos astros e estrelas, foram importantes e impactaram descobertas como as estações do ano, o calendário, o tamanho da Terra…

A palavra vem do grego, e numa tradução livre significa “espelho da hora”, o que faz sentido ao analisarmos como funciona a leitura.

Quando uma pessoa nasce os astros ocupam uma determinada posição no céu. Esse retrato do céu é registado no Mapa Astral de nascimento, também conhecido como Carta Natal, uma das principais ferramentas astrológicas.

Contudo, os planetas continuam em movimento de forma cíclica. Isto influencia o Mapa Astral de nascimento, o que cria os chamados ciclos ou trânsitos astrológicos.

Com isso temos o personalizado, que consiste na comparação entre a posição dos planetas do Mapa Astral com o céu do dia analisado (Mapa do Céu).

Mas, como isso pode ter alguma influência nas nossas vidas? Para os estudiosos da astrologia, o movimento e posição dos astros afetam a energia e consequentemente os acontecimentos terrestres.

Que importância pode ter a astrologia e o horóscopo na nossa vida?

A astrologia é um estudo milenar, e foi fundamental para diversas civilizações, nomeadamente os egípcios, gregos, babilónios…. Não é por acaso que são divididos de acordo com as crenças e particularidades de cada cultura.

Existe o horóscopo chinês, ou o asteca, por exemplo, além do Ocidental que nos é mais familiar. A verdade é que este estudo da astrologia pode trazer um senso de propósito na vida que muitos procuram, através de vários fatores.

  1. Conhecimento da natureza humana

A astrologia não é um estudo que tem como objetivo prever o futuro, como muitos acreditam. A sua principal finalidade é ajudar na compreensão da natureza humana e todas as personalidades que o ser humano carrega.

A astrologia é um dos primeiros métodos de estudo psicológico que a humanidade conheceu.

  1. Uso de simbologias e linguagens

É um instrumento que tenta “educar” as pessoas acerca de assuntos complexos de personalidade através da simbologia para que possa ser compreendida.

Entender a mente humana não é uma tarefa fácil, contudo, pode ser mais facilmente decifrada com a ajuda da astrologia.

  1. Conectar-se com algo maior

Pode impactar positivamente a vida das pessoas. Com o estudo dos planetas e as energias dos signos, descobrimos que estamos interligados com algo superior e muito mais complexo que faz parte do Universo.

Ver o mundo como ele é ajuda-nos a entender como é importante procuramos a conexão com algo superior, e assim:

  • Compreender quem realmente somos
  • Reconhecer as nossas fraquezas e potenciais
  • Saber quais são os nossos maiores desafios
  • Identificar boas oportunidades

Esperamos ter esclarecido melhor os significados do horóscopo e da astrologia. Talvez ainda seja cético em relação às influências, mas certamente pode compreender a sua importância com uma mente mais aberta.