Trabalhar em casa (ou em home office) apesar de ser uma regalia, é também um desafio.

Por estar num ambiente onde pode ficar totalmente à vontade, a ideia de não sair da sua zona de conforto é irresistível. Mas, saiba que isso pode prejudicar a sua rotina e produtividade, afetando o desempenho profissional e a sua saúde.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a ler o artigo.

Home office: A importância de se arranjar para trabalhar em casa

A revista “Social Psychological and Personal Science” realizou uma pesquisa com dois grupos de pessoas que trabalham em home office. O primeiro grupo utilizou um vestuário mais formal para trabalhar, enquanto o segundo utilizou roupas de âmbito mais casual.

No fim do estudo, foi comprovado que quem estava no primeiro grupo foi mais produtivo.

Parece um detalhe simples, não é? Mas efetivamente, tirar o pijama e colocar uma roupa tipicamente “de trabalho” parece trazer vários benefícios.

Assim, manter uma rotina de se arranjar em casa, ajuda o cérebro a manter o foco e a trabalhar melhor.

Isto porque o conforto extra pode abrir espaço para a distração e causar problemas de produtividade.

Para evitar isso, trouxemos algumas dicas para garantir a sua produtividade no home office e, assim, trabalhar melhor.

Pijama aqui não

Há quem goste de acordar e de ir direto para o computador. Contudo, saiba que ter um momento dedicado à sua rotina matinal condiciona o cérebro a entender que o momento é de trabalho e não de lazer.

Uma das técnicas mais interessantes para aumentar a produtividade no home office é preparar-se como se fosse para o escritório ou local de trabalho.

Sendo assim, tirar o pijama e vestir roupas leves, mas que ainda sejam de trabalho, pode impactar positivamente a produtividade.

Defina os seus horários

Trabalhar em home office não significa que não deve cumprir com horários. Não é porque está em casa que pode fazer o que bem entende.

É importante delimitar o horário de trabalho e segui-lo corretamente, para evitar o acúmulo de tarefas e a diminuição do ritmo de trabalho.

Além disso, quando finalizar o horário de trabalho, pode tomar um banho. Isto ajudá-la-á a relaxar e aí sim, poderá colocar uma roupa mais confortável, como o pijama.

Ter este horário bem definido faz com que o cérebro entenda que durante o trabalho deve estar totalmente focada. E, ao finalizar, pode descansar.

Autocuidado

Encontrar o equilíbrio entre o home office e o autocuidado ajuda não só a realizar as tarefas do trabalho, mas melhora também a saúde.

Isto quer dizer que encontrar um tempo para a reflexão e cuidado consigo mesma é fundamental para manter as ideias claras.

Reserve um momento para cuidar de si. Seja a fazer exercício, a ver uma série ou a realizar alguma atividade prazerosa.

O poder da maquilhagem

Além do efeito estético, quem se maquilha para trabalhar em casa pode ter uma produtividade mais elevada.

Isto porque a maquilhagem é uma forma de autocuidado, que proporciona mais autoestima e bem-estar. E quem não se sente melhor quando está mais confiante, verdade?

Sendo assim, pode acrescentar a maquilhagem na rotina pré-trabalho. Desta forma, com certeza sentir-se-á mais empoderada e com uma postura mais confiante e profissional.

Recompensas

Sabia que o sistema de recompensas não deve ser aplicado apenas às crianças? Ele funciona muito bem com adultos.

Este sistema consiste em criar metas e recompensas para cada objetivo cumprido. Isto quer dizer que, se você tem x tarefas para fazer no dia, pode estabelecer uma recompensa caso as cumpra todas.

E o prémio pode ser o que quiser: comer um chocolate, assistir a um filme, sair para um passeio… Afinal, você está no controlo.

Como pode perceber, o home office exige disciplina, foco e organização. E cuidar de si para enfrentar o dia de trabalho é o primeiro passo para ter uma boa produtividade e sentir-se bem com o seu desempenho.

Crie uma rotina de autocuidado e veja a mudança a acontecer!