Usar um anel de compromisso é uma forma romântica e muito simbólica de demonstrar o seu amor.

Não existe uma regra que defina quando é o melhor momento de utilizá-lo, sendo essa uma decisão tomada pelo casal.

Diferente da aliança de noivado, o anel de compromisso simboliza as boas intenções e a vontade de preservar a relação. E isso acontece sem haver a necessidade de o mesmo estar ligado ao simbolismo do casamento.

Mas não é por isso que pode escolher qualquer joia. Para marcar este momento importante com o seu amor, é preciso optar pela joia ideal.

A pensar nisso, damos-lhe estas 5 dicas que vão ajudar a escolher o anel perfeito. Ora continue a ler para as conhecer.

Anel de compromisso: 5 dicas para escolher a joia ideal

Se procura um anel de compromisso, certamente deseja uma peça exclusiva e pode até parecer simples comprar essa joia. Porém, o fato é que se trata de uma peça que representa um grande passo no relacionamento. Por isso é importante acertar na escolha.

Com isso em mente, os fabricantes de joias investem em opções para todos os estilos. A seguir apresentamos-lhe 5 dicas para acertar na escolha deste anel.

1 – Escolha a joia de acordo com o perfil do casal

Além de selar um compromisso, o conjunto de anéis deve estar de acordo com o estilo do casal.

Por exemplo, se o casal for discreto, a melhor escolha é uma joia mais fina e delicada com um máximo de 4mm de largura. Elas também são ideais para quem tem mãos pequenas, dedos finos ou para quem realiza muitos trabalhos manuais diariamente.

Já os mais tradicionais tendem a optar por alianças entre 4 e 6mm, que é um tamanho intermédio. Estas ficam em evidência, mas sem uma aparência exagerada, além de serem confortáveis para a maioria das mãos.

Portanto, antes de ir às compras não deixe de avaliar a personalidade do casal e o que se vai adaptar melhor à vossa rotina.

2 – Material do anel

Aliança HASSU em aço – 5mm – anilha

Os anéis de compromisso não são tão formais quanto os anéis de casamento. Por isso o casal tem mais liberdade no momento da escolha.

O mais comum é a aliança de prata, mas é importante estar ciente de que esse material pode riscar e escurecer com facilidade.

O anel de aço também é bastante procurado, principalmente por ser antialérgico, ter alto brilho e ser mais resistente a riscos e manchas. Contudo neste caso surge o único problema: não pode ser ajustado.

Claro que também é possível optar pelo ouro amarelo, branco ou rosa. Outra opção é a platina que tem um tom natural extremamente branco, além de ser de difícil oxidação, o que dificulta que a sua cor seja alterada com o tempo.

3 – Tamanho das alianças

Outro fator importante é em relação ao tamanho do aro das alianças. É preciso escolher o diâmetro ideal, para que o anel não fique muito apertado, mas também não fique muito largo para não acabar por perder a joia.

Pode descobrir a numeração do aro diretamente na joalharia ao escolher a joia, ou através de tutoriais online.

É interessante mencionar que existem anéis de compromisso anatómicos. Esse tipo é mais confortável e, em geral, é produzido no número menor do que o que deveria utilizar.

4 – Design

alianca-hassu-em-aco-5mm

Além da espessura das alianças, o design também é muito importante e deve estar de acordo com as preferências do casal.

Existem diversas opções de anéis, lisos, com pedrarias, com desenhos… Lembre-se que o design deve agradar aos dois.

De nada adianta comprar um anel que o seu parceiro (a) não irá gostar ou usar.

5 – Peça ajuda na joalheria

O joalheiro lida com os mais diversos perfis de casais na sua rotina de trabalho, e conhece os tipos de joias como ninguém.

Por isso, se estiver com dificuldade na hora da escolha, não hesite em solicitar o auxílio deste profissional.

Explicando as características do que deseja encontrar, certamente ele irá apresentar-lhe as joias que mais combinam com o estilo do casal.

Siga nossas dicas, e escolha o anel de compromisso perfeito para fazer feliz a pessoa amada!