Para escolher uma joia de qualidade, é preciso considerar muito mais do que o design e a aparência. O material com que as joias de aço e de prata são fabricadas influencia diretamente em fatores como a durabilidade e manutenção.

As joias de aço e prata costumam ser do agrado de quem prefere acessórios mais arrojados e casuais. Porém, é preciso conhecer as diferenças entre estes dois tipos de matérias, antes de fazer a sua escolha.

Joias de aço: Tudo o que precisa saber

O aço é uma liga de metal fabricada pelo homem, e não é encontrada na sua forma natural na natureza. É extremamente resistente, o que certamente garante maior durabilidade às joias criadas com este metal.

Mas, a sua grande resistência também pode ter pontos negativos. Isso porque as joias de aço, caso sejam uma peça única, sem ligamentos de ajuste, não podem ser modificadas.

Também, diferente da prata, o aço não sofre processo de oxidação, mantendo seu aspecto brilhante independente da ação do tempo.

A sua manutenção é bastante simples, não necessitando de um produto específico para trazer à tona a sua beleza. Geralmente, a limpeza com uma flanela simples já é suficiente para manter a peça sempre bonita e brilhante.

É importante frisar que o aço que contém as características indicadas é o aço cirúrgico (316L) que tem propriedades anti-alérgicas. Muitas vezes as joias em aço não são desenvolvidas com este material e acabam por enferrujar em contacto com a água.

Joias de prata: O que precisa saber

É interessante mencionar inicialmente que a prata é um metal precioso extraído naturalmente da natureza. Ou seja, este metal não é fruto da produção humana, sendo utilizado in natura para a produção de joias.

Este fato possui pontos positivos e negativos. Positivos porque como é extraída da natureza, a prata é considerada um metal precioso, agregando maior valor à joia. E negativo porque possui menor resistência.

Como mencionamos, a prata é um metal mais delicado, e, portanto menos resistente a impactos quando comparada a outros tipos de metais.

Outro fato importante é que a prata sofre um processo chamado de oxidação. Isso faz com que a joia escureça ao longo do tempo, perdendo o brilho e a beleza.

É possível realizar uma limpeza com produtos específicos para prata, que tiram esse aspeto enegrecido. Basta utilizar um pano húmido e aplicar o produto, tendo especial cuidado com peças que possuem pedrarias.

E agora, qual tipo de joia escolher? 

Conhecendo as principais diferenças entre as joias de aço e as de prata, concluímos que ambas têm vantagens e desvantagens.

A escolha da peça ideal vai variar muito com a preferência de quem a utiliza. A prata é considerada um metal precioso, o que pode agregar mais valor à peça e tornar a joia de prata um acessório ainda mais especial e único.

Por outro lado, para quem quer maior durabilidade e praticidade, as joias de aço são uma escolha ideal. Mantêm sua cor e brilho por muito mais tempo, e dificilmente a peça irá sofrer algum dano.

De qualquer maneira, é possível encontrar os mais variados tipos e designs tanto em joias de prata quanto em aço. Pulseiras, anéis, colares e brincos são confecionados em ambos os materiais.

Se ainda assim não consegue decidir entre ambas, que tal criar uma peça com uma mistura dos dois? As tonalidades da prata e do aço podem ser facilmente combinadas, formando um look harmonioso.

O importante é sempre complementar seu outfit com os mais variados acessórios, transformando uma roupa casual numa produção de excelência.