Existem muitas datas especiais ao longo do ano. Falamos de aniversários, natal, dia da mãe, e muitos outros dias que não podem passar sem um mimo. Mas já alguma vez pensou fazer um planeamento para evitar a loucura financeira que estas datas representam?

Se é daquelas pessoas que compra tudo à última hora, saiba que pode estar a gastar muito mais do que deveria. Fazer um plano dos presentes a oferecer ao longo do ano é uma ótima solução de poupança e praticidade.

Quer saber como fazê-lo? Continue a ler o artigo e conheça as nossas dicas!

Planeamento: Porque é que planear a compra dos presentes vai ajudar a poupar

Presentear alguém especial é muito prazeroso. Ver o sorriso de felicidade daquela pessoa por se ter lembrado de uma data importante, aquece-nos o coração.

Se já teve de deixar de presentear alguém porque naquele momento não tinha dinheiro, sabe o quão frustrante é passar por uma situação destas. Mas saiba que é possível prevenir-se para que isso não volte a acontecer.

Como? Ao fazer um planeamento de presentes. É fundamental adotar certas estratégias para conseguir aproveitar as melhores oportunidades.

E o motivo para esta antecedência é simples: quanto mais perto estamos das datas comemorativas, mais altos ficam os preços e maior se torna a correria para a aquisição dos presentes.

Por isso, é melhor preparar-se para conseguir encontrar o que deseja. Pode até fazer as compras online, mas sempre com antecedência para garantir que chegam antes do grande dia.

Além disso, lembre-se: ao deixar esta missão para a última hora, corre o risco de não existir stock daquele presente que queria mesmo oferecer.

Então, como fazer este planeamento com antecedência?

Com algumas dicas simples vai conseguir garantir os presentes para toda a família e amigos. E, a melhor parte, é que vai comprar tudo a preços mais baixos para não pesar no orçamento. Veja a seguir como fazê-lo.

1 – Crie uma lista

Comprar presentes sem saber o que quer é como ir ao supermercado de barriga vazia: acaba por comprar itens de que não precisa, esquecendo-se do que é realmente necessário.

Para evitar esse tipo de situação o ideal é fazer uma lista com os presentes mais adequados para cada pessoa. Acredite, esta simples preparação pode fazer toda a diferença na sua ida às compras.

Para criar esta lista não há segredo. Anote o nome das pessoas que quer presentear, indicando pelo menos uma opção de presente para cada uma. Dessa forma conseguirá fazer um levantamento de preços para encontrar as melhores ofertas.

2 – Planeie o orçamento

É essencial definir a quantia máxima que poderá ser gasta nessa ocasião. Isso porque é muito fácil deixar-se levar pela emoção do momento e comprar presentes que ultrapassam os limites da sua realidade financeira.

Não é por acaso que muita gente acaba por contrair dívidas significativas por este tipo de descuido na hora das compras.

3 – Pesquise os preços

Pesquisar os preços dos produtos incluídos na sua lista de presentes é um passo simplesmente indispensável para fazer uma boa compra. Afinal, só ao pesquisar é que vai conseguir encontrar as melhores ofertas!

Lembre-se de que quanto mais cedo pesquisar e comprar os presentes, melhores serão as oportunidades e menor será a correria.

Ao planear com antecedência, não vai precisar fazer as compras com pressão ou pressa. Estes fatores, normalmente, levam a compras por impulso, o que faz com que gaste mais do que devia.

4 – Aproveite épocas de promoções

As lojas possuem um calendário de vendas sazonais, por isso é interessante ter atenção aos períodos de troca de estação. Isso porque os produtos da estação anterior certamente estarão em promoção.

Ao comprar roupas ou acessórios da nova coleção, inevitavelmente irá pagar um preço mais elevado.

Percebe como é simples fazer um planeamento de presentes? Siga essas dicas para continuar a presentear todas as pessoas queridas sem prejudicar o seu bolso! E, já sabe, na Ourivesaria Clássica estamos prontos para o ajudar.

Para cada momento existe uma joia perfeita!