O conceito de felicidade é algo difícil de determinar e de se colocar em palavras. É um sentimento de plenitude que procuramos incessantemente durante a longa jornada da vida. Para alguns, ser feliz é sinónimo de sucesso profissional, para outros é estar com aqueles que mais amam.

O mais incrível do sentimento de felicidade é isso, para cada pessoa ele possui um significado diferente.

Dessa forma, a cada conquista alcançada criamos um novo objetivo para ressignificar essa felicidade. Mas será que é realmente feliz com tudo o que tem?

Neste artigo vamos dar-lhe 8 razões que a farão aprender a ser feliz consigo mesma, e assim viver de forma mais plena.

Ser feliz: 8 razões para se sentir bem com o que tem

Ser feliz consiste em aprender a ver a importância das coisas mais simples. E, mais importante de tudo: amar-se em primeiro lugar.

Praticando algumas atitudes em relação a si e aos outros vai começar a perceber que a felicidade estava ao seu lado o todo tempo… mas ainda não tinha percebido.

Conheça agora 8 maneiras de aprender a ser feliz com o que se tem.

1 – Pratique o ato de pensar melhor sobre si

Mantenha consigo mesma um acordo de se tratar com amor e carinho todos os dias.

Não deixe que os outros diminuam o seu valor, acredite na sua capacidade e no seu potencial. E, mais importante de tudo: aprenda a ver as suas conquistas com orgulho.

2 – Aceite que é maior do que os seus defeitos

Não existem pessoas perfeitas, e é um erro viver há procura de uma perfeição que simplesmente não existe. O ser humano é falho, e todos nós cometemos erros.

Portanto, não se debruce sobre os seus defeitos. Aprenda a desculpar-se e deixe de se culpar por tudo o que não deu certo no passado.

3 – Começar de novo não é sinónimo de fracasso, mas sim de evolução

Deve se libertar emocionalmente de coisas que algum dia significaram muito para si, para que possa ir além do passado e da dor que isso traz. Mais uma vez, é preciso muito trabalho para se libertar e reorientar-se… Mas vale a pena todo o esforço!

Portanto, o recomeço de algo não é sinónimo de fracasso, mas sim de sabedoria e coragem para mudar os rótulos, olhar uma situação com novos olhos e ter uma mente aberta.

4 – Elimine pessoas nocivas

Esta dica é mais fácil de falar do que de fazer. Mas evite relacionar-se com pessoas que lhe fazem mal, a menosprezam ou que passam uma sensação negativa.

Aprender a dizer “não” para essas pessoas é libertador e com certeza a fará ser ainda mais feliz.

5 – Cuide de si

Tenha cuidado para encontrar um equilíbrio entre o que é saudável e o que é prazeroso.

Não se castigue pela quebra na alimentação saudável, pela ausência pontual no ginásio, ou pelo dinheiro que gastou a comprar uma joia para si.

Seja disciplinada, mas entenda as suas vontades.

6 – Respire!

Não se esqueça de que, quando está stressada ou deprimida, exercícios simples de respiração podem trazer a calma e alegria de volta.

Ás vezes só precisamos de alguns minutos de meditação e silêncio para harmonizar os sentimentos.

7 – Liberte-se daquilo que não precisa

Eventualmente, a maioria de nós acaba por se acomodar em alguma parte da nossa vida. E por isso abandonamos determinadas ideais e sonhos.

Aprendemos gradualmente que não podemos ter tudo o que queremos, porque nem todos os resultados da vida podem ser perfeitamente controlados.

Mas se olharmos com carinho para a nossa jornada, também aprendemos que podemos aproveitar o melhor de cada resultado. E, ainda obter muito do que queremos na vida se gerirmos o nosso tempo, energia e atitude de forma adequada.

8 – Procure sempre algo para agradecer

Felicidade

A felicidade nem sempre nos faz agradecer, mas a gratidão sempre nos irá ajudar a sorrir.

Ser grato é ter a felicidade como experiência, e viver com um coração sempre aberto no caminho para ser feliz.

Enfim, para ser feliz com o que tem é preciso aprender a ver a sua jornada neste mundo como única. E, acima de tudo orgulhar-se de tudo o que conquistou, e aprender com os erros e decepções que são inevitáveis.

Ser feliz só depende de si!