Já alguma vez passou por uma situação em que, na vitrine da loja, a roupa fica linda, mas quando a experimenta não gosta assim tanto?

Isso acontece porque a escolha das cores faz toda a diferença na imagem de uma pessoa.

E, entender como elas se comportam no seu corpo, pode transformar verdadeiramente a sua apresentação. Esta interação é chamada de colorimetria.

Continue a ler o artigo para conhecer melhor esta ferramenta!

Colorimetria: Como descobrir a cor certa para si

Analisar a sua coloração pessoal é importante para poder encontrar roupas, acessórios e até tons de maquilhagem compatíveis com o seu estilo.

Cada cor comporta-se de uma maneira diferente em cada pessoa, podendo realçar ou disfarçar imperfeições. Estas alterações acontecem até na aparência da pele, iluminando ou escurecendo o rosto, por exemplo.

Para que isto não aconteça, conhecer a sua coloração pessoal é uma enorme mais-valia neste processo. E é exatamente aí que a colorimetria ajuda!

De seguida, explicamos como funciona esta ciência e como pode descobrir a sua paleta de cores.

O que é a colorimetria?

Trata-se do estudo da coloração pessoal, que tem como objetivo identificar o tom e o subtom da pele. Para isso, são analisadas características como cor do cabelo, dos olhos, a temperatura da pele, entre outras.

O objetivo é descobrir que tons de cores são os mais adequados para o seu biotipo, ou seja, quais valorizam os seus traços naturais.

Com base nessa análise, é definida uma paleta de cores personalizada. Existem quatro divisões e 12 subdivisões, sendo que a divisão é feita, primeiramente, com base nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. A partir daí, entram as subdivisões.

Primavera: Clara, quente, intensa

Verão: Suave, claro e puro

Outono: Quente, intenso e profundo

Inverno: Suave, puro e profundo

Como descobrir a sua paleta de cores?

Para realizar a colorimetria, deve contar com o apoio de um consultor de imagem. Este profissional é o mais indicado para realizar a análise e identificar a sua coloração pessoal.

Ele conta com a ajuda de um espelho, luz natural e de diversas amostras de tecidos com cores diferentes, que coloca próximo do seu rosto. Este procedimento serve para analisar o impacto de cada cor no tom de pele, contorno do rosto e olheiras.

Por exemplo, existem cores que realçam as olheiras, enquanto outras iluminam a pele, de forma a que as mesmas não sejam tão notórias.

O objetivo da colorimetria é harmonizar as cores das roupas com as cores do cabelo, olhos, veias e temperatura da pele.

Além disso, uma análise completa inclui, também, o nível de contraste pessoal através do conjunto de pele, olhos e cabelo.

O contraste é baixo quando os tons são muito parecidos. Se forem muito divergentes, como pele clara e cabelo escuro, o contraste é alto. Se forem diferentes, mas não contrastantes, são médios.

O tipo de contraste pessoal deve ser aplicado também nas roupas, colaborando ainda mais para uma apresentação harmónica.

Círculo cromático

Uma das ferramentas mais utilizadas pelo consultor de imagem é o círculo cromático. Ele mostra as cores complementares e análogas de forma simples e prática.

Assim, o profissional identifica os tons indicados para cada pessoa, de acordo com a temperatura da pele e tipo de contraste.

Realizar a colorimetria é uma ótima forma de entender mais sobre o seu próprio estilo.

Afinal, permite ter um direcionamento das cores mais ou menos indicadas para cada pessoa. Assim, numa futura ida às compras, já pode ir diretamente às cores que mais valorizam as suas características.

Também do ponto de vista da sustentabilidade é uma ótima aposta, permitindo um consumo mais acertado e consciente.

Conhecendo estas vantagens, fica fácil perceber a razão da colorimetria estar a despertar cada vez mais interesses!