Deixar joias de herança é uma tradição em muitas famílias, cujo o verdadeiro valor das peças não é o financeiro, mas sim o afetivo.
E, por serem acessórios tradicionalmente femininos, estas joias marcam de forma mais simbólica as mulheres de diferentes gerações.
Talvez tenha na sua coleção aquele colar de pérolas da sua avó ou o anel de casamento da sua mãe.
Para celebrar estes laços, especialmente entre mães e filhas, falamos um pouco mais sobre o simbolismo das joias no dia da Mãe.
Herança de amor: Como as joias contam histórias de diferentes gerações familiares
As joias são objetos do fascínio feminino há séculos. Desde os tempos antigos que as pedras preciosas e os acessórios em ouro despertam a atenção, pelo seu brilho e beleza.
As realezas de diferentes países têm peças exuberantes nas suas coleções, e que são passadas de geração em geração.
Inclusive, aqui no nosso blog já partilhámos um artigo sobre as joias mais simbólicas da família real britânica. Clique aqui para ler na íntegra.
Mas, esta bonita tradição não é exclusividade da nobreza. Muitas famílias preservam este gesto simbólico de deixar as joias como herança para as futuras gerações.
Os brincos, os colares, os anéis e muitas outras peças marcam momentos especiais da vida, especialmente entre as mulheres de uma mesma família.
Afinal, os acessórios fazem parte de diferentes fases, conquistas e comemorações e tornam-se verdadeiros amuletos, com diferentes histórias para contar.
O simbolismo das joias de família
As joias de família podem ser peças adquiridas em joalharias ou até mesmo confeccionadas de forma artesanal.
Muitas passam por processos de personalização, como por exemplo este lindo pendente disponível na loja Ourivesaria, e que pode ser gravado com a frase que desejar.
Independentemente disso, as joias de família representam momentos importantes, tornando-se uma lembrança concreta de dias especiais, e carregando em si sentimentos e memórias.
Por tudo isto, os acessórios que se tornam heranças têm o seu valor, não pelo material com que foram fabricados mas sim pelo símbolo afetivo.
Por isso, estas peças merecem um cuidado especial, sendo preservadas para que passem de geração em geração, conservando lembranças e bons momentos.
Se tem uma joia de família na sua coleção que sofreu desgaste, aceda a este link e saiba que processos podem ser realizados para lhe dar uma nova vida.
Dicas para dar início a esta tradição na sua família
Apesar de ser tradição em muitas famílias, há também as que não cultivam o costume de deixar joias como herança para as futuras gerações.
Mas, nunca é tarde para dar início a esta tradição! Que tal escolher um anel ou pendente da sua coleção, e elegê-lo como o acessório especial?
É importante que a peça carregue em si algum valor afetivo, como por exemplo um presente oferecido no Dia da Mãe ou no dia de casamento.
Além disto, opte por joias desenvolvidas com materiais de qualidade e que durarão muitas décadas.
Se quiser acrescentar um toque ainda mais pessoal, faça uma gravação ou escolha uma pedra preciosa que tenha significado para a sua família.
E, se já recebeu uma joia antiga de herança, contudo acha o design ultrapassado e não sabe como a incluir nas suas produções, pode sempre ressignificar a peça.
Pode, por exemplo, transformar um colar numa pulseira ou modificar um anel para se tornar um pendente.
Aqui na Ourivesaria Clássica temos serviços completos para a manutenção e conserto das suas joias!
Visite-nos e escolha o acessório perfeito para marcar momentos especiais na sua família!