Já ouviu falar em Feng Shui? Trata-se de uma antiga técnica chinesa que tem como objetivo harmonizar ambientes, através da decoração de interiores.

Este tipo de decoração ajuda a equilibrar a energia dos ambientes, com recurso a mudanças simples, mas que fazem toda a diferença.

Continue a ler o artigo para entender como funciona!

Feng Shui: Aprenda a atrair boas energias e harmonia para o seu lar

Uma casa energeticamente equilibrada traz bem-estar não só para quem ali habita, mas para todos os que cruzam esse espaço.

E, através da decoração Feng Shui, é possível moldar a energia que se move pela casa. Chamada de “chi”, essa energia é influenciada pelos móveis e objetos presentes nos ambientes.

Se deseja aplicar esta técnica para ativar e manter as boas energias, confira as seguintes dicas.

Entenda o que é a técnica Feng Shui

Antes de partir para as dicas, é preciso entender o que de facto significa Feng Shui.

As palavras de origem chinesa, em tradução literal, significam vento e água.  Nesta arte acredita-se que ao alterar o espaço através de objetos e móveis, também modificamos os nossos sentimentos.

A base da técnica milenar chinesa é a energia vital, conhecida como ‘chi’, que está presente nos ambientes.

O objetivo é que, através do uso dos cinco elementos chineses (fogo, terra, metal, água e madeira), os ‘chis’ dos ambientes sejam equilibrados. Este movimento é feito de forma que essas energias se possam movimentar, proporcionando aconchego, força e harmonia.

O Baguá

Para praticar a esta decoração, é necessário aplicar o Baguá. Ba significa oito e guá significa lado. Este octógono é aplicado sobre a planta do imóvel e divide-o em oito áreas, conhecidas como “cantos do feng shui”.

Cada ‘guá’ está associado a um elemento da natureza e é responsável por diferentes aspectos: trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família e espiritualidade. No centro do baguá fica a saúde.

Caso não possa aplicar a decoração Feng Shui por toda a casa, o Baguá pode ser aplicado sobre uma única divisão. O princípio é o mesmo, alinha-se a partir da porta de entrada.

Os cantos do Feng Shui

1 – Guá do trabalho

Representa a profissão, carreira e atividades profissionais. Deve estar alinhado com a porta de entrada, pois é por onde entra a energia.

Cores: Preta e azul-marinho

Elemento: Água

Decoração:  Fontes de água, candeeiros, plantas em água ou terra e, claro, a cor correspondente.

2 – Guá dos amigos

Representa a sua capacidade de receber ajuda, ter suporte. Também está relacionado com viagens.

Cor: Cinza

Elemento: Metal

Decoração: Fotos de amigos, objetos em metal, formas circulares e símbolos que representam boa sorte.

3 – Guá da criatividade

Representa os projetos e ideias que visam um futuro melhor. Também está relacionado com os filhos.

Cor: Branco

Elemento: Metal

Decoração: Retratos dos filhos, objetos circulares em metal, objetos que remetem e inspirem a criatividade, como um quebra-cabeças.

4 – Guá dos relacionamentos

Este guá representa o relacionamento amoroso. Neste local é preciso cultivar não só o romance, mas a confiança, sintonia e a recetividade entre os parceiros.

Cor: Rosa

Elemento: Terra

Decoração: Utilize objetos em pares para chamar a energia do relacionamento. Fotos com o parceiro, estampas florais e artigos de valor emocional também são bem-vindos.

5 – Guá do sucesso

Representa a sua autoimagem, reputação e reconhecimento. É importante para equilibrar a relação com o mundo e as pessoas ao redor.

Cor: Vermelho

Elemento: Fogo

Decoração: Diplomas, prémios, objetos triangulares e que refletem luz. Os animais simbolizam força e instinto, por isso, pode utilizar também animal print.

6 – Guá da prosperidade

Este guá representa riqueza, prosperidade e abundância. É responsável por atrair boas oportunidades e viver em plenitude.

Cor: Roxo

Elemento: Madeira

Decoração: Objetos e móveis ovais e em madeira, objetos de valor ou peças decorativas valiosas para si.

7 – Guá da família

Este é o local onde os laços familiares se estreitam. Está ligado à harmonia familiar e aos antepassados.

Cor: Verde

Elemento: Madeira

Decoração: Objetos antigos ou de herança familiar, elementos que possam conectar com os seus antepassados, móveis e objetos de madeira e fotos de familiares.

8 – Guá da espiritualidade

Este guá está associado ao autoconhecimento e crescimento interior. Também tem ligação com as crenças religiosas.

Cor: Azul

Elemento: Terra

Decoração: Livros, revistas e objetos em cerâmica, porcelana ou argila (pois harmonizam com o elemento terra). Também pode montar um altar referente à sua religião.

9 – Guá central – Saúde

O guá central representa a saúde e é a conexão entre os oito guás. É onde deve estar o equilíbrio da energia e da residência.

Cores: Amarelo e laranja

Elemento: Terra

Decoração: Objetos que representam a natureza, tons de terra e alaranjados. Plantas e cristais também são excelentes.

Agora que sabe como esta arte milenar pode ser aplicada na sua residência, já pode renovar a sua casa. Assim, poderá mais facilmente equilibrar a energia e estimular as boas vibrações, afinal, esta é a filosofia do Feng Shui.