O Marketing Digital é um meio ou um conjunto de ações que executamos para termos uma boa presença online. E, só conseguimos alcançar bons resultados se tivermos uma boa estratégia online.
Esta, irá ajudar a representar a identidade da nossa marca no digital, criando assim credibilidade a médio/longo prazo. Assim sendo, é importante salientar que o Marketing digital é uma exigência se quer ter um negócio de sucesso.
Se tem um negócio e não está no digital de forma profissional, com certeza está a perder oportunidades de venda e de parcerias.
Mas ter uma presença online não chega! É preciso estruturar o seu posicionamento nas redes sociais e nos restantes canais digitais.
O modo como comunica é igualmente importante. E, este deve ser adaptado para quem quer comunicar e para os vários canais onde está presente.
Estes e outros aspetos influenciam o nosso posicionamento online e por conseguinte o sucesso do nosso negócio.
Desde a construção do planeamento até à sua análise, são vários os caminhos que temos de percorrer para termos os resultados pretendidos. Hoje falamos-lhe sobre isso.
Estratégia Online: A Importância de a ter
Porque é que devemos ter uma estratégia online para o nosso negócio? Esta é uma pergunta que me fazem com alguma frequência.
A maioria considera que ter uma presença nas Redes Sociais é mais que suficiente para chegar ao seu público.
Mas se não fizer um estudo para saber quem é esse público não vai conseguir comunicar corretamente. Ter uma estratégia online é a parte mais importante da nossa comunicação online.
Tudo o que fazemos na vida tem uma estratégia por detrás. Esta até pode ser inconsciente, mas tudo tem uma base que nos faz agir e reagir.
O Marketing não é diferente. Ora pense comigo.
Quando decidiu criar o seu negócio foi algo pensado, estruturado.
Com certeza desenhou uma estratégia com os passos a seguir para lançar o seu produto.
No Marketing é igual. Precisa de elaborar um plano estratégico para conseguir comunicar.
7 passos para criar uma estratégia digital consistente
Existem inúmeros pontos a considerar para desenvolver uma estratégia digital. Se os seguir, está a caminhar a passos largos em direção ao sucesso digital.
- Definição do seu Objetivo principal e secundários
- Construção da estratégia, Observação da concorrência, aprendizagem, realização
- Constituição da persona através do seu público alvo
- Definição do seu Nicho
- Canais de Comunicação
- Construção do Comunicação
- Plano de comunicação
Se conseguir seguir estes passos básicos, vai melhorar consideravelmente a sua presença online. E, por consequência vai ser mais simples alcançar os objetivos que pretende para o seu negócio.
Principais benefícios de uma estratégia digital
Ao estruturar a sua presença online através dos passos indicados acima, está a posicionar o seu negócio de forma competitiva no mercado. Naturalmente que os resultados não serão tão significativos numa primeira fase.
Mas lembre-se, se quer construir uma presença consistente, segura e vencedora, então terá de percorrer um longo caminho.
Ter uma presença forte através do Marketing digital não é um sprint… é sim uma maratona. Deste modo, existem alguns pontos que deve considerar. Estes devem guiar todos os conteúdos que criar para o seu negócio.
- Conquiste a sua presença online
- Crie engagement com o público
- Fidelize os consumidores
- Ganhe autoridade no mercado
- Segmente a audiência
- Pense em resultados a longo prazo
- Meça os resultados
Como criar uma estratégia de marketing digital?
Muitos empreendedores pensam que basta publicar nas redes sociais e a magia acontece. Mas a realidade é bem diferente, como com certeza já se apercebeu.
Envolve, técnicas bem estruturadas e estudadas, envolve a utilização de vários recursos digitais e de muita persistência e consistência.
E quando tudo se conjuga, aí sim a magia começa a acontecer.
E porque é que hoje resolvemos falar sobre este tema em parceria com a nossa querida Mafalda Borralho? Porque durante o mês de outubro, a Ourivesaria Clássica vai lançar a sua loja online.
E, para que tudo corra bem é preciso ter uma estratégia e uma consistência que temos vindo a desenvolver ao longo do último ano!