Para além do estilo e do corte das peças de roupa, a escolha correta das cores também é fundamental na produção de um look.
Afinal, uma combinação errada pode acabar com o outfit e ainda prejudicar a imagem que deseja transmitir.
Por isso, é importante conhecer dicas neste sentido e criar looks equilibrados e harmoniosos.
Para ajudá-la nesta missão, reunimos as melhores dicas sobre como usar as várias tonalidades para favorecer o seu estilo. Continue a ler e arrase na próxima produção!
4 dicas para acertar na combinação de cores do seu outfit
Não é novidade que as cores têm impacto na nossa e imagem e até mesmo no nosso humor.
Já tínhamos explicado noutro artigo como a cromoterapia pode ser aplicada na escolha das peças de roupa.
Quer descobrir a sua coloração pessoal? Então clique neste link e saiba mais sobre este tema!
Mas, além de todas estas informações, talvez o mais importante seja saber como combinar tons na produção de um look.
Escolher as tonalidades certas garante que todo o outfit fique equilibrado. Para isso, o primeiro passo é conhecer o círculo cromático.
Composto por doze tonalidades diferentes, estas são classificadas em primárias (vermelho, amarelo e azul), secundárias (feitas com a mistura das primárias) e terciárias (feitas com a mistura das primárias com as secundárias).
As combinações entre os diferentes tons do círculo cromático podem ser feitas entre as cartelas chamadas de análogas e de complementares.
Os tons considerados como análogos ficam uns ao lado dos outros no círculo cromático. Ou seja, são aqueles que possuem tonalidades semelhantes.
Já os complementares ficam em lados opostos do círculo cromático, ou seja, possuem tonalidades distintas.
Este tipo de combinação, geralmente, promove um efeito mais ousado e impactante.
De seguida, explicamos-lhe de forma prática como fazer as melhores combinações e potenciar o seu look!
1 – Combinação monocromática
As produções monocromáticas estão em destaque. Para este tipo de combinação, deve escolher peças de apenas uma cor do círculo cromático.
Assim, o seu outfit será todo baseado, por exemplo, no azul, no vermelho ou no rosa. E acredite, o seu look não ficará nada sem graça!
Para deixar a combinação mais interessante, aposte em diferentes tecidos e texturas. Complemente o visual com acessórios ousados, como um maxicolar ou brincos!
Quer produzir-se para uma ocasião mais formal? Então opte pelo monocromático em tons sóbrios, como o branco, o preto, o bege ou o marinho.
2 – Combinação análoga
Nas combinações análogas, deve apostar em tons que se encontram lado a lado no círculo cromático.
É o caso, por exemplo, do vermelho e do rosa, bem como do azul e do verde. Por envolver cores vivas e muitas vezes de tons diferentes, a combinação análoga cria resultados mais alegres e dinâmicos em relação à combinação anterior.
Para criar um look, pode escolher a parte de cima de uma cor e uma parte de baixo de outra para criar uma produção de maior impacto.
Se prefere um outfit mais discreto, faça uma combinação monocromática nas roupas e escolha o tom análogo para compor acessórios.
3 – Combinação complementar
As produções com cores complementares podem assustar quem não está habituado a ousar nos looks.
No entanto, os resultados são lindos e cheios de estilo!
Os tons opostos provocam um contraste único no outfit, como é o caso da combinação entre o rosa e o verde, ou o roxo e o amarelo.
Para que o visual não fique muito carregado, o truque é misturar tons mais vibrantes com outros mais fechados.
4 – Combinação clássica
É claro que a combinação clássica, com tons neutros, não podia ficar de fora. O branco, o preto e o cinza não aparecem no círculo cromático.
Isto porque estas são consideradas cores neutras. As combinações entre estas três tonalidades são mais sóbrias, clássicas e intemporais.
Sente-se insegura para apostar num look com tons complementares? Então aposte nesta combinação clássica e não corra o risco de falhar!
Gostou das dicas? Coloque-as em prática e crie produções incríveis para qualquer ocasião!