Para os cristãos, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus e é celebrada globalmente. Nesta época, crentes dos quatro cantos do mundo celebram esta data através de tradições de Páscoa únicas.
E, embora possamos estar habituados à típica reunião familiar ou à caça aos ovos com as crianças, é fascinante ver como este feriado é celebrado em diferentes países e culturas.
Continue a leitura, prometemos que não vai ficar desapontada!
Tradições de Páscoa: Conheça as mais engraçadas
Antes de mais, a Páscoa é a festa cristã mais importante. As suas origens são variadas, mas uma coisa é certa: trata-se da celebração da vida, da esperança e dos novos começos.
Sabe-se que os povos antigos celebravam festivais anuais para marcar o início da primavera. Faziam-no com danças, canções e oferendas aos deuses, para dar as boas-vindas à nova estação e assim pedir uma boa colheita.
Contudo, a história mais significativa para os costumes pascais das culturas ocidentais vem do cristianismo, onde é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.
Assim, a Páscoa significa algo diferente para cada pessoa. Para alguns é sobre o sacrifício de Jesus, para outros é apenas uma época festiva.
Mas não importa o motivo, pois os diferentes países celebram esta data à sua maneira e têm tradições variadas. Neste sentido, vamos então conhecer algumas tradições de Páscoa pelo mundo!
França
Numa pequena cidade no sul da França, chamada Bessières, as pessoas reúnem-se todas as segundas-feiras de Páscoa, para compartilhar uma enorme… omelete!
A tradição remonta a 1973 e envolve a utilização de 15.000 ovos, sendo grande o suficiente para alimentar milhares de pessoas.
Diz a lenda que o imperador francês Napoleão Bonaparte adorou uma omelete que comeu lá. E, por isso, queria uma enorme, feita para ele e para o seu exército. Daí nasceu esta tradição!
O evento é de “dar água na boca” e atrai milhares de pessoas todos os anos, que se reúnem para assistir e provar esta iguaria.
Finlândia e Suécia
Num ritual folclórico centenário, que se parece muito com o Halloween, milhares de crianças na Finlândia e na Suécia vestem-se de bruxas da Páscoa (påskkärring, como são denominadas).
Assim, vão de porta em porta, na esperança de receber chocolates e outros doces.
Os mais pequenos usam lenços decorados, pintam a cara e carregam galhos de salgueiro decorados, pinturas e desenhos, que trocam por guloseimas.
Noruega
Os noruegueses têm uma das tradições de Páscoa mais inusitadas: comem mais de 20 milhões de laranjas no fim de semana pascal.
Não leu mal, é mesmo muita fruta! Acredita-se que a tradição tenha tido origem quando as laranjas estavam disponíveis apenas durante o final do inverno.
Assim, eram um prenúncio da primavera e de dias melhores por vir.
Austrália
A Austrália celebra a Páscoa de forma um pouco diferente do habitual. Não há “coelhinho da Páscoa”.
Em vez disso, têm o Easter Bilby, um pequeno marsupial que está em vias de extinção no país. Desta forma, os australianos pretendem aumentar a consciencialização sobre esta espécie única e ameaçada, para assim promover a sua sobrevivência a longo prazo.
Contudo, a tradição prevalece quando se trata de pãezinhos quentes, que aparecem nas padarias semanas antes do feriado.
Polónia
Tenha cuidado por onde anda na Polónia, na segunda-feira de Páscoa.
Isto porque pode ser “atacada” com baldes, balões e pistolas de água. Se for lá nesta época, use roupas impermeáveis ou esteja preparada para ficar encharcada.
Acredita-se que esta é uma das tradições de Páscoa que está interligada aos rituais de fertilidade. Hoje em dia, o feriado é mais uma desculpa para os mais jovens se juntarem numa valente luta de água por todo o país.
Itália
Caso festeje a Páscoa em Florença, Itália, pode mesmo precisar de protetores para os ouvidos.
Isto porque o feriado começa literalmente com um estrondo, quando os moradores se reúnem para celebrar a tradição de Páscoa de 350 anos, do Scoppio del Carro, ou a “Explosão do Carro”.
Nesta tradição, um par de bois brancos carregam uma carroça centenária para a Basílica di Santa Maria del Fiore. E, após a missa, o arcebispo envia uma pomba mecânica para dentro da carroça, que explode num verdadeiro espetáculo de fogo.
Portugal
No nosso Portugal, é tradição os afilhados oferecerem o ramo à Madrinha, no Domingo de Ramos, e os padrinhos darem amêndoas (ou outras prendas), em troca.
O folar é o bolo português típico desta época e as pessoas presenteiam-se mutuamente com amêndoas, chocolates e ovos da Páscoa.
Por fim, as procissões e celebrações típicas da Semana Santa em Portugal são extremamente valorizadas. Como, por exemplo, a visita do Compasso Pascal.
Em suma, independentemente do país, é certo que as tradições de Páscoa servem para alegrar, divertir e manter os laços de união prósperos, mesmo com o passar dos anos. Qual foi a tradição de que mais gostou?