Com o tempo a aquecer cada vez mais, guardamos os casacos no armário e tiramos as roupas mais frescas. Porém, é importante conhecer os tecidos de verão mais apropriados, para fazer as melhores escolhas.

A melhor forma de receber a nova estação é com looks confortáveis, frescos e acima de tudo bonitos.

Por isso, criamos este guia com os tecidos ideais para que aproveite o verão da melhor forma possível.

Tecidos de Verão: Quais os mais adequados?

Antes de indicarmos os tecidos mais leves, é importante sabermos que existem duas categorias: naturais, e artificiais/sintéticos.

Tecidos Naturais

São aqueles que possuem uma matéria-prima extraída da natureza e são, naturalmente, os mais frescos e confortáveis. Para estações mais quentes, os mais indicados são:

  • Algodão: Matéria-prima com um vasto leque de tecidos. Tanto em composições puras, como na combinação com outras fibras naturais ou sintéticas, o algodão oferece muito conforto e leveza a quem o veste;
  • Linho: É considerado um artigo nobre e, apesar de possuir propriedades muito semelhantes ao algodão, destaca-se pela durabilidade e resistência. Mas, ao mesmo tempo consegue ser leve, tornando-se num dos tecidos mais procurados para o verão;
  • Seda: É muito associada às peças de luxo. Possui um brilho natural, contribuindo para a elegância do tecido e, também, leveza. Isto torna as peças de seda ideais para as temperaturas mais elevadas.

Tecidos Artificiais e Sintéticos

São provenientes de matérias-primas fabricadas, sendo a maioria proveniente da indústria petroquímica. Alguns exemplos são o poliéster, a poliamida e o acrílico. Entre as opções mais frescas e confortáveis para a nova estação, podemos encontrar:

  • Viscose: É constituída por uma fibra artificial, conhecida por ser leve ao toque e de aparência sedosa. Além disso, é ideal para os amantes da praticidade, visto que oferece uma certa facilidade na lavagem e passagem a ferro;
  • Cetim: Apesar de não ser tão fresco como o algodão, é uma alternativa de tecidos para o verão mais adequada para looks noturnos. Isto porque o brilho é uma das suas características mais marcantes;
  • Tricolina: Pode ser encontrado na modalidade 100% algodão. Porém, uma das formas mais comuns é a composição da fibra natural com o poliéster, tornando-se assim num tecido considerado sintético.

No entanto, nada a impede de vestir tecidos mais “pesados”, como ganga, nos dias em que a temperatura estiver mais amena.

Pode, ainda, trabalhar o equilíbrio, alternando entre os tecidos mais leves e os mais robustos.

Vamos a um exemplo: porque não combinar um vestido de seda com um colete de ganga? Desta forma garante um visual elegante, com um toque de robustez. O que acha desta ideia?

Acima de tudo, não se esqueça de que juntamente com o aumento das temperaturas, vem a necessidade de conforto. Daí ser tão importante ter atenção aos diferentes tipos de tecidos de que as suas roupas são feitas.

Agora que já conheces os principais tecidos de verão, basta deixar que a criatividade se apodere! O importante é escolher peças confortáveis e que contemplem o seu estilo e gosto pessoal.