O ano 2020 certamente ficará marcado pela pandemia, que alterou a rotina de famílias, empresas e instituições no mundo inteiro. Ainda estamos a adaptar-nos a esta nova realidade, e aos poucos retomamos a nossa vida. Agora imagine o regresso ao trabalho, ao local onde trabalhava antes de estar em teletrabalho.
O que espera encontrar? Como será o reencontro com os seus colegas? E, em termos de gestão, o que será que vai mudar?
São muitas as questões de quem se encontra nessa situação. E isso pode gerar uma certa ansiedade em relação ao retorno à rotina.
Se ainda não se está a sentir preparada para o regresso ao trabalho, veja neste artigo algumas dicas para tornar esse regresso mais tranquilo e sem stress.
Regresso ao trabalho: 5 dicas para quem está ansiosa por voltar
Depois de tanto tempo a trabalhar em casa, é natural sentir um certo receio em relação ao retorno ao escritório.
Vivemos dias difíceis, de muitos medos e incertezas, e apesar de parecer existir uma luz no fim do túnel, a verdade é que ainda temos um longo caminho a percorrer até que as coisas voltem ao normal.
Se está insegura sobre o que esperar com o regresso ao trabalho, tenha calma, e acompanhe as nossas dicas para um retorno mais sereno.
1 – Tente aceitar o retorno como algo natural
Reajustar-se a uma nova realidade dificilmente é imediato. É necessário um período de adaptação tanto para o corpo, quanto para a mente.
É preciso encontrar novamente a sincronia entre ambos, com um ritmo diferente do que temos vivido. A vida pode ficar mais agitada novamente.
Mas, o importante é tentar enfrentar tudo isso de forma natural, e aceitar que a adaptação será gradativa. Portanto, não apresse as coisas.
2 – Evite exigir de si o que não pode dar
Não seja rígida e inflexível consigo mesma. O reajustamento a uma nova realidade pode ser diferente para cada um de nós. E não devemos esperar que sejamos altamente produtivos desde o primeiro minuto ou dia.
Neste cenário de incertezas, precisamos aceitar novos contextos e estímulos, sejam eles físicos ou de pessoas. Dessa forma, não se cobre demasiadamente.
3 – Dê tempo para si mesma
A provável ânsia de tentar colocar tudo em ordem, responder a todas as situações pendentes e sentir-se 100 % operacional é tentadora.
No entanto, o síndrome de super herói, vai colocá-la num patamar de expectativas que não são realizáveis. Além disso provavelmente vai acabar por perder o foco no que é fundamental e distorcer a definição de prioridades, o que certamente vai resultar em frustração.
Respire, dê tempo ao tempo, e vá retomando as atividades aos poucos.
4 – Estabeleça prioridades
Priorize as suas tarefas de acordo com a importância e a urgência. Pode começar por encarar a sua caixa de email como uma fonte de planeamento.
Elabore um plano de ação sobre o que deve ser respondido com celeridade, o que poderá ser respondido com um timing mais flexível e o que poderá eventualmente delegar.
5 – Dê um miminho a si mesma
Cá entre nós, todos nós passámos por situações muito stressantes neste ano, certo?
Portanto, merecemos um mimo para nos incentivar em relação ao regresso ao trabalho. Presenteia-se, com momentos de relaxamento ou até mesmo com aquela joia que anda a namorar.
Frente a tantos desafios, e a tantas incertezas, o que podemos levar dessa época difícil é que devemos valorizar o que realmente tem importância.
Portanto, não fique ansiosa ou stressada antecipadamente. Cuide de si, do seu corpo, da sua mente e da sua saúde. Estar bem consigo mesma vai garantir um bom regresso ao trabalho.