Ao longo da vida não é raro que, uma pessoa que se propôs a fazer algo, duvide de si mesma. É comum que os medos e angústias invadam a nossa cabeça, surgindo pensamentos como “não sou capaz” ou “não consigo fazer isto”.
Mas, sabia que os pensamentos e o que comunicamos ao cérebro têm uma grande influência sobre os nossos comportamentos, atitudes e resultados?
Por isso, praticar o positive thinking deve ser uma prática diária. Esta estratégia atua no sentido de afastar os pensamentos intrusivos e controlar o que comunicamos ao cérebro.
Continue a leitura do artigo para compreender!
Positive thinking: Dicas de como tirar pensamentos negativos da mente
Para controlar o que projeta na sua cabeça, é preciso praticar alguns comportamentos e mudanças.
Estas atitudes blindam o cérebro dos pensamentos negativos e acalmam a mente. Consequentemente, isto alivia certas preocupações psicológicas relacionados com a ansiedade, stress, entre outros.
Conheça a seguir 7 dicas do que pode fazer para “virar a chave” da mente e começar a praticar o positive thinking.
Identifique as fontes
Identificar as origens dos pensamentos negativos e procurar compreender de onde elas vêm, é o primeiro passo para aplicar o positive thinking.
Se se sente ansiosa, por exemplo, é importante avaliar o que despoleta essa sensação. A partir disso, pode ressignificar aquilo que a estiver a limitar.
Mas, atenção, se sentir que estes pensamentos são fruto de algum problema ligado à saúde mental, procurar ajuda especializada é fundamental para tratar o problema.
Pare de remoer os problemas
Uma coisa é certa: existem pessoas que adoram reclamar dos seus problemas. E essa é a pior coisa que se pode, constantemente, fazer.
Encarar de frente os desafios, dizer um “chega!” nas reclamações e superar os obstáculos é o que vai fazer a diferença. Pois desta forma terá maior capacidade mental para se focar na solução destes problemas, impactando positivamente a forma como vê as adversidades.
Substitua os pensamentos maus
Sempre que um pensamento negativo vier à tona, faça o exercício de pensar em pelo menos três coisas boas. Por exemplo, se o pensamento for “não sou boa o suficiente para isto”, enuncie imediatamente três características positivas sobre si.
Fazer estas afirmações é uma forma de empoderar a mente e fazer com que ela fique cada vez mais forte. Além disso, isto impede que as ideias negativas ganhem espaço e, até, que a autossabotagem ocorra.
Assuma o controlo da sua vida
Ter uma atitude positiva não é um dom, e sim uma escolha. Assuma o controlo da sua vida e responsabilize-se pela sua felicidade.
Quando estiver numa situação desafiante, esforce-se para ver o lado bom e o que pode fazer para resolver esse problema. Evite apontar o dedo e culpar terceiros pela sua negatividade, assuma as rédeas e tome uma atitude.
Mantenha-se ocupada
Para blindar o cérebro de pensamentos negativos e exercitar o positive thinking, manter-se ocupada é vital.
Preencha a sua rotina com atividades prazerosas e que lhe tragam felicidade. E isto pode ser, desde praticar um desporto, um trabalho manual, tratar de plantas, ler um livro, ouvir a sua música preferida ou ver um filme.
O importante é que se cerque de tudo o que efetivamente contribui para o seu desenvolvimento, boa disposição e que a faça feliz.
Evite a comparação
Comparar-se com outras pessoas é algo natural do ser humano. No entanto, não deve ser alimentado, muito pelo contrário.
Essas ideias, na sua maioria, não são reais e servem apenas para fortalecer o pessimismo. Cada indivíduo é único e possui a sua própria trajetória e forma de viver. Assim, fazer comparações é uma atitude irreal e que não corresponde à verdade.
Respeite o outro e, principalmente, a si própria. Seja justa consigo e só terá a ganhar.
Agradeça
Já ouviu falar no exercício da gratidão? Consiste em agradecer por tudo o que lhe acontece, desde o ar que respira, até às pessoas que a cercam.
Esta atividade pode ser feita em diversos momentos do dia, principalmente quando um pensamento negativo vier à tona. Quando isso acontecer, respire fundo, feche os olhos e agradeça.
Ao demonstrar gratidão, acaba por se sentir melhor consigo mesma, limpando a mente e tendo clareza para decidir os próximos passos.
Agora que já sabe como pode aplicar o positive thinking na sua vida, é hora de colocar esta dinâmica em prática.
O novo ano que se inicia é uma ótima oportunidade para exercitar estes comportamentos e substituir as ideias negativas por pensamentos bons.
Isto irá, com certeza, melhorar a sua qualidade de vida, o seu relacionamento consigo e, claro, com todos ao seu redor.