Devido à pandemia de coronavírus, os mercados tradicionais migraram para o online. Nesta época de crise foi necessário encontrar uma forma dos comerciantes venderem os seus produtos sem sair do confinamento. E, a melhor solução foram os mercados digitais.
Atualmente todas as marcas e empresas têm alguma presença online. Caso contrário, a sua continuidade no mercado estaria realmente na corda bamba. Mas temos exemplos de empresas nascidas no mundo online que viram na loja física uma maneira de mostrar os seus produtos e um local em que os seus potenciais clientes possam ver e tocar o que desejam comprar.
Os mercados tradicionais de roupas, joalheira ou artesanato são bons exemplos do comércio offline que neste momento está suspenso.
Mercados digitais: Uma mudança de tendência
As marcas tradicionais estão a migrar cada vez mais para o online, onde o cliente pode interagir com os produtos e comprar sem sair de casa.
Os mercados online estão agora à frente dos mercados tradicionais. Por isso se não se mantiver presente online, através da sua loja, redes sociais ou mercados digitais, as possibilidades de continuar no mercado estão em risco.
Em resposta a esta tendência de mudança, e vendo que o comércio online é o que mais cresce, as marcas mudaram de paradigma. Agora são centenas as empresas que querem mostrar o seu portfólio de produtos em mercados digitais.
Esta mudança é importante para empresas com custo elevado na distribuição tradicional ou que vendiam numa única localidade.
A par disso, sem lojas abertas, os mercados digitais têm maior impacto no público-alvo e são uma solução de venda para quem não tem ainda uma loja online em pleno funcionamento.
Antes da pandemia que vivemos, os mercados tradicionais já estavam muito em voga e cada mercado representa uma importante campanha de comunicação para as marcas.
Os mercados promovem a interação dos vários comerciantes, o que ajuda a aumentar as vendas para todos eles, desde a moda até a joalharia.
Tecnologia, moda, mobiliário, acessórios e muitos outros setores já optaram por integrar mercados digitais com uma presença mais forte.
Dos mercados tradicionais para os mercados digitais
A mudança anterior é lógica, necessária e agrega valor a toda a cadeia de produtos. Portanto, o consumidor final considera-a uma melhoria na compra do produto, e é mais um passo na evolução em direção a uma sociedade mais digitalizada.
Se a dicotomia entre a loja física e a loja virtual for analisada em profundidade, podemos ver que os benefícios das plataformas online são muitos.
As possibilidades de aumentar ainda mais as vendas, para que possamos enfrentar uma mudança nas regras do mercado e dar origem a novas aberturas de mercados digitais são muitas.
Certamente, esta nova tendência de distribuição será uma saída para muitas empresas que desejam entrar no mundo digital e também uma nova janela para as plataformas digitais abordarem possíveis clientes.
Como costuma acontecer, a simbiose dos dois mundos trará vantagens para toda a cadeia de valor, do comerciante ao consumidor final.
E, para mostrar que acreditamos realmente na importância destes mercados, no próximo dia 16 e 17 de maio vamos participar no Trendy Market. Passe por lá no conforto da sua casa.