As joias são acessórios sempre muito cobiçados, e ao longo da história têm carregado o significado de riqueza, poder e luxo.
Até aos dias de hoje mantemos o fascínio por estes acessórios tão especiais. Quem nunca ficou deslumbrada pelas joias que viu em alguma montra?
Por isso, hoje vamos falar das joias mais marcantes na história da moda. Continue a leitura e conheça as peças mais emblemáticas, que são lembradas até aos dias de hoje.
Joias icónicas: Conheça as peças mais marcantes na história da moda
Há, basicamente, dois fatores que tornam uma joia memorável. O primeiro é o seu design, e as pedras utilizadas para o seu fabrico.
O segundo é a personalidade que ostentou tal preciosidade. Afinal, a verdade é que na generalidade, as mulheres mais poderosas e influentes têm acesso às peças mais luxuosas e exclusivas.
Assim, ao longo da nossa lista vai conhecer tanto a composição destes acessórios em si, bem como as figuras históricas que os tornaram tão famosos no universo da moda.
1 – Diamantes de Maria Antonieta
Maria Antonieta foi Rainha da França durante um dos períodos mais conturbados da história.
Apesar do seu final trágico, é inegável que Antonieta foi extremamente influente, tendo inclusive ditado algumas tendências de moda na sua época.
Além dos seus extravagantes penteados, a rainha chamava à atenção pela sua coleção de diamantes.
Muitos elementos históricos acabaram por se perder, durante os saques ocorridos em Versailles durante a Revolução Francesa. Porém, há um colar de diamantes que está conservado até hoje, composto por um diamante rosa e dois amarelos.
2 – Anel de noivado de Diana Spencer
A querida Lady Di não poderia ficar de fora desta lista, afinal, foi e continua a ser uma das mulheres que mais influenciou o universo da moda.
No seu noivado com o Príncipe Charles, Diana revelou um glamouroso anel com uma grande safira e rodeado de diamantes.
A joia real foi herdada por Kate Middleton, quando ficou noiva do primogénito de Diana, o Príncipe William.
3 – Tiara Lover’s Knot de Diana Spencer
Apesar de já fazer parte há muito tempo da coleção de joias da família real inglesa, foi com a Princesa Diana que esta tiara chamou a atenção do mundo.
A Lover’s Knot era a tiara favorita de Lady Di, e por ela utilizada em muitos eventos. A peça contém 38 pérolas e 19 arcos de diamantes, combinados num design luxuoso e ao mesmo tempo delicado.
Novamente, Kate Middleton já foi vista a utilizar esta icónica tiara.
4 – Diamante amarelo usado por Audrey Hepburn
Audrey Hepburn também ditou moda na década de 60. A atriz protagonizou grandes filmes em Hollywood, sendo um dos mais marcantes o clássico Breakfast at Tiffany’s.
É neste filme que Audrey ostenta o famoso colar com um diamante amarelo da Tiffany & Co.
Em 2019, esta peça voltou a chamar à atenção ao ser usada por Lady Gaga, na cerimónia dos Óscares daquele ano.
5 – Esmeraldas de Elizabeth Taylor
A atriz Elizabeth Taylor fez história com a sua atuação no filme Cleópatra, em 1963. Foi após o sucesso deste filme que a atriz passou a desfilar em diversos eventos com as suas emblemáticas esmeraldas.
Mas, a sua peça mais marcante consiste num colar com 16 esmeraldas retangulares confeccionado pela casa italiana Bvlgari.
A joia foi comprada pelo ator Richard Burton com quem a atriz protagonizou o filme Cleópatra, entre alguns rumores de um romance secreto.
Gostou da nossa lista? Conte-nos nos comentários qual destas joias gostaria de ter na sua coleção!