As joias, além de proporcionarem elegância a quem quer que as utilize, são um acessório versátil. Isso permite que complementem o outfit para as mais diversas ocasiões. E, hoje em dia as ourivesarias têm modelos que se ajustam às mais variadas preferências.
Anéis, brincos, colares e pulseiras com design mais delicado ou mais ousado, para agradar quem aposta num estilo mais elegante ou mais arrojado.
É claro que a diversidade de opções nem sempre facilita a melhor maneira de combinar as joias com a roupa. E, a pensar nisso, elaboramos 5 dicas com as principais considerações a ter em mente ao escolher a joia certa para cada ocasião.
Joias: 5 dicas simples para as combinar com o seu outfit
Escolher as joias erradas pode arruinar todo o seu outfit. Para evitar que isso ocorra, existem alguns truques e dicas que são infalíveis de modo a criar a combinação perfeita!
1 – Pensar na ocasião
As joias podem ser utilizadas em qualquer tipo de ocasião. Mas, deve ter cuidado para escolher a peça que seja mais adequada ao evento. Leve em consideração se a ocasião é mais formal ou casual, bem como o horário.
Por exemplo, se o evento é durante o dia, certamente o seu outfit será mais leve e clean. As joias devem acompanhar essa regra, para que toda a produção esteja equilibrada e esteja em harmonia.
2 – Pensar no foco de atenção
Dependendo do seu look, o principal foco de atenção pode variar, seja no rosto, ou na região do colo, por exemplo. Para quem deseja colocar o foco no rosto, a aposta é em brincos ousados.
Os colares trazem maior atenção à região do colo. Por isso é importante ter cuidado para não exagerar, principalmente se tiver um decote generoso.
3 – Tons de pele
Não existe uma regra padrão para combinar as joias com o seu tom de pele. Porém algumas opções específicas podem valorizar ainda mais a composição.
Para quem tem um tom de pele mais claro, é interessante optar por pedrarias em tons de vermelho, roxo e azul, com metal em ouro branco ou em prateado.
Já para tons de pele mais escuros, joias com pedrarias amarelas, verdes ou laranja, com metal em ouro amarelo ou prata dourado combinam perfeitamente.
4 – Contraste de tons
Para valorizar ainda mais o outfit aposte nos contrastes de tonalidade entre a roupa e as joias.
Se o look escolhido possui um tom mais frio, como azul, por exemplo, a dica é ir até uma joalharia e investir em joias com tons quentes. O rubi, por exemplo, é uma pedra elegante e que complementa muito bem esse tipo de produção.
O contrário também vale. Ou seja, se a roupa possui uma tonalidade mais quente, a aposta deve ser em joias de cores frias, como o topázio azul.
5 – Diamante, o complemento perfeito
Se ainda está em dúvida sobre como criar a combinação perfeita, a resposta é investir nos diamantes. Estes têm um charme especial, e por serem neutros, complementam o outfit independente da peça escolhida.
Outro tipo de joia clássica e elegante encontrada nas joalharias são as pérolas. Elas podem estar presentes em colares, brincos ou anéis, e certamente farão toda a diferença na sua produção.
Estas são as dicas básicas a ter em conta na hora de escolher as joias perfeitas. É interessante também ter em consideração alguns aspetos anatómicos do rosto, principalmente em relação aos brincos.
Para quem tem um nariz mais avantajado ou um queixo mais comprido, e quer disfarçar essas características, não deve usar brincos do tipo botão. Já os brincos de argola são peças chave, e combinam com os mais diversos formatos de rosto.
Para além destas dicas, o fundamental é sentir-se confortável, e ainda mais bonita com as suas joias favoritas.