Festejado a 8 de março de cada ano, o Dia da Mulher é uma celebração global das mulheres e das suas conquistas.

É, também, um dia que procura sensibilizar importantes questões, que afetam as mulheres de todo o mundo.

Assim, este marco pretende destacar iniciativas e campanhas focadas na melhoria das condições de vida das mulheres. Assim como, naturalmente, consciencializar para a luta pela igualdade de género.

 

Dia da Mulher: A história que inspirou esta data

Segundo o site oficial do International Women’s Day, os principais objetivos desta data, são: “celebrar as conquistas; aumentar a consciencialização sobre a igualdade de género e a angariação de fundos para instituições de caridade focadas em mulheres”.

Assim, na atualidade, este dia pauta pela unidade, celebração, reflexão, defesa e ação em prol das mulheres. Sendo que é comemorado em muitos países do mundo.

Mas, afinal, como surgiu esta celebração e o que representa? Continue a leitura para conhecer todos os factos.

 

Qual o significado deste dia?

O Dia da Mulher é comemorado todos os anos para reconhecer as conquistas sociais, económicas, culturais e políticas das mulheres.

Para além de todo o marketing associado a este dia, o mesmo é também celebrado através de inúmeros discursos públicos, comícios, exposições, workshops e outras tradições.

Por exemplo, na China, muitas mulheres recebem meio-dia de folga no dia 8 de março, conforme recomendado pelo Conselho de Estado.

Já em Itália, esta celebração é conhecida como “La Festa della Donna”, é comemorada com a entrega de flores mimosas.

Nos Estados Unidos, o mês de março é consagrado como o Mês da História da Mulher. No fundo é uma proclamação presidencial emitida todos os anos, que tem como objetivo homenagear as conquistas das cidadãs americanas.

 

Mas, como surgiu?

Tudo começou em 1908, quando 15.000 mulheres marcharam juntas pela cidade de Nova York, como forma de protesto. Exigiam menos horas de trabalho, melhores salários e direito ao voto.

Um ano depois, o Partido Socialista da América anunciou a celebração desta data. Ou seja, no dia 28 de fevereiro de 1909 celebrou-se o primeiro Dia Nacional da Mulher. Sendo que, este marco continuou a ser celebrado no último domingo de fevereiro até 1913.

Contudo, a ideia de tornar este dia internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin. Em 1910, apresentou esta mesma ideia no Congresso Internacional de Mulheres Trabalhadoras de Copenhaga.

Nesse congresso, 100 mulheres de 17 países concordaram com a sua proposta. E, nesse sentido, o dia foi celebrado pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça em 1911. Nesse ano, a data escolhida foi a de 19 de março.

Contudo, apenas a 8 de março de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, é que as Nações Unidas estipularam este dia como feriado oficial.

Desde aí, esta celebração ganhou reconhecimento por todo o mundo como uma forma de reconhecer as mulheres.

 

Que cores simbolizam o Dia da Mulher?

Roxo, verde e branco são as cores oficiais que representam este dia. Isto porque, acredita-se que o roxo representa a justiça e a dignidade. O verde simboliza a esperança e o branco representa a pureza.

Assim, o Dia da Mulher tornou-se um marco para celebrar o quão longe as mulheres alcançaram a nível social, político e económico. Já pensou como vai celebrar esta importante data?