As alianças são um símbolo tradicional de amor e de compromisso entre duas pessoas. A sua forma circular, sem começo nem fim, representa a eternidade e a união.
Apesar de serem comummente relacionadas ao noivado ou casamento, este modelo de anel também pode ser um presente especial noutros momentos da vida.
A seguir, vamos falar mais sobre a origem destes acessórios e como passaram simbolizar um compromisso baseado no amor.
Continue a leitura para descobrir tudo o que precisa esta tradição milenar!
1 – Alianças de compromisso: Conheça a origem desta tradição
As alianças de compromisso são um símbolo universalmente reconhecido do amor e da união entre um casal. Mas como surgiu esta tradição?
A história por trás deste costume remonta há tempos antigos e tem sido moldada por diferentes culturas e tradições ao longo dos anos.
Uma das primeiras referências ao uso de anéis como símbolo do casamento vem do Egito Antigo. Nesse tempo, estas joias eram usadas para simbolizar o amor e o compromisso entre os casais.
Os acessórios eram confecionados em ouro ou prata e, muitas vezes, tinham hieróglifos ou símbolos que representavam a união do casal.
Também os gregos antigos trocavam, tradicionalmente, anéis como símbolo de amor e de fidelidade. Eles acreditavam que um anel no dedo indicava a posse de alguém, e a utilização do anel de casamento simbolizava a posse do cônjuge.
De acordo com estudiosos, as alianças tinham o mesmo significado também na Roma Antiga. Contudo, na maioria das vezes eram feitos de ferro, que era um material menos valioso do que o ouro ou a prata.
Mas foi durante a Idade Média que este costume se moldou para a tradição que cultivamos até aos dias de hoje.
2 – Os anéis como símbolo do amor cristão
Durante a Idade Média, a igreja cristã começou a desempenhar um papel mais importante nos casamentos.
Assim, as alianças de casamento começaram a tornar-se mais comuns como símbolo de amor e de compromisso entre o casal. Essa tradição perdura até aos dias de hoje, sendo um símbolo reconhecido em qualquer canto do mundo.
As joias eram abençoadas pelo padre durante a cerimónia de casamento, tornando-as uma parte importante do ritual religioso.
Com o passar do tempo, a tradição evoluiu para incluir uma variedade de materiais e de estilos diferentes.
Nesse sentido, e apesar do ouro continuar a ser um material popular, muitas pessoas optam por outros materiais como platina e titânio.
Os estilos dos anéis de casamento também evoluíram adotando uma ampla variedade de designs. Estes poderão incluir diamantes, pedras preciosas coloridas, padrões gravados e personalizações.
3 – Como escolher as alianças ideias para aquele momento especial?
Independentemente do material ou estilo escolhido, as alianças continuam a ser um símbolo poderoso. Sendo a mais pura simbologia do amor e do compromisso entre um casal.
As alianças são um lembrete constante da promessa feita no dia do casamento. Além disso, trata-se de um sinal duradouro do amor partilhado entre duas pessoas.
A escolha dos acessórios é uma das decisões mais importantes que os noivos devem tomar antes do grande dia.
Afinal, estas joias serão usadas, idealmente, para o resto da vida. Por isso, é essencial que reflitam o estilo pessoal do casal e que sejam duradouras para resistir ao desgaste diário.
Se procura um presente especial para simbolizar o seu amor e compromisso com a pessoa que ama, um par de alianças é, certamente, uma escolha perfeita.
Para conhecer os nossos modelos, visite a loja da Ourivesaria Clássica. Através deste link pode conhecer alguns dos anéis da nossa coleção.
Com a escolha das nossas joias, não há dúvidas de que irá surpreender — e encantar — quem mais ama!