Existem várias pessoas que acreditam que não tem um estilo pessoal definido, e que escolhem peças de forma aleatória, consoante o que gostam, ou está na “moda”.

Mas, a verdade é que cada uma de nós tem um estilo pessoal! O nosso estilo pessoal é a soma das nossas vivências, estilo de vida, profissão, idade, zona onde moramos, maneira de pensar e de nos expressar, ou seja, é a expressão da nossa personalidade e a nossa marca registada.

Contudo, existem pessoas que não conhecem o seu estilo pessoal, e que derivam entre tendências e diferentes peças, o que resulta muitas vezes num armário cheio, sem nada para vestir, e desperdícios na hora das compras.

Estilo Pessoal: Como descobrir o seu?

Encontrar o estilo pessoal é algo que vai muito além de saber como combinar peças e é muito mais importante do que imagina.

O estilo pessoal não está relacionado com seguir tendências, nem obedecer a determinados padrões da sociedade. Saber o seu estilo pessoal é uma questão de autoconhecimento, para que se possa sentir consciente, segura e empoderada.

O estilo pessoal é algo muito individual, relacionado ao autoconhecimento e a mensagem que você procura transmitir através da sua imagem. É reflexo da sua personalidade e do seu cotidiano, das necessidades que você tem na sua rotina e como se veste para se sentir bem nela.

As peças que mais usamos são as que definem o nosso estilo, são aquelas que nos fazem sentir confiantes e possivelmente aquelas em que num dia em que não sabemos o que vestir são as que primeiro procuramos para usar. Também essas peças têm uma história e refletem a nossa personalidade.

Além disso, conhecer o seu estilo pessoal permite-lhe consumir roupa de forma mais consciente, pois previne que compre peças que depois não irá vestir.

Definindo o seu estilo pessoal

O processo para definir o seu estilo pessoal começa com um exercício de autoconhecimento e uma análise do seu estilo de vida e personalidade. Comece por refletir sobre:

As suas preferências

Avalie as peças que tem no seu armário e selecione aquelas que mais gosta. Identifique nelas características como tecido, corte e tom, procurando encontrar um padrão. Faça o mesmo com os acessórios. Serão peças com pérolas as suas favoritas? Prateados ou dourados? Ou prefere as peças statement como colares e brincos grandes coloridos como peça-chave do seu look?

Depois desta análise irá ter uma ideia do que mais gosta, e portanto, quais os elementos que devem fazer parte do seu estilo pessoal.

Os seus valores

A forma como nos vestimos também espelha as nossas opiniões, e posições em relação ao mundo. Será que é uma pessoa mais conservadora? Divertida? Atrevida? É uma defensora do ambiente?

Tudo isso influencia as suas escolhas na hora das compras e também reflete quem é.

A sua mensagem para o mundo

Pense sobre a mensagem que quer transmitir com a sua aparência. Além de servir como uma forma de demonstrar os seus valores, como vimos acima, o estilo pessoal também comunica o seu “estatuto” social, a sua profissão, os seus hobbies e a pessoa que quer ser.

De acordo com a Consultoria de imagem, existem 7 estilos universais. Desta lista, um deles será o seu estilo principal, um segundo com que se identifica, mas não tanto como o primeiro e talvez ainda possa surgir um terceiro estilo no seu armário. Conheça estes diferentes estilos, e identifique quais os que aparecem mais no seu armário.

Estilo Casual/ Desportivo

Este é o estilo de todos aqueles que priorizam o conforto e a praticidade. Representa as pessoas mais comunicativas, espontâneas, informais e despreocupadas. Os fãs deste estilo pessoal gostam de tecidos confortáveis, que não exigem muitos cuidados na hora de lavar/passar a ferro, e peças que combinam com quase tudo, como jeans ou casacos de couro.

Romântico

As pessoas com este estilo valorizam a delicadeza e peças mais “femininas”. Preferem tecidos fluídos, leves, com estampados delicados e cores neutras. Também é comum o uso de rendas, bordados, folhos e laços.

Sensual

As pessoas com este estilo pessoal preferem roupas que acentuem as formas do corpo. Para tal, recorrem a tecidos que se adaptam ao corpo, decotes, cores chamativas, maquilhagem um pouco mais marcada e salto alto.

São pessoas carismáticas, sensuais, confiantes e desinibidas.

Moderno

Também conhecido como o estilo Dramático, engloba roupas bem estruturadas e marcadas, com um forte contraste de cor, acessórios grandes e que atuam como um ponto de foco no visual.

Este estilo, geralmente, refere-se às pessoas contemporâneas e seguras de si, que gostam de se manter atualizadas sobre as tendências de moda, adequando-as ao seu estilo pessoal.

Clássico/Tradicional

Pessoas com este estilo geralmente gostam de tecidos fluidos, que não modelam o corpo, cores sólidas e discretas e acessórios discretos. São organizadas, sensatas, conservadoras e contidas.

Criativo

Este estilo pessoal é característico de pessoas artísticas, criativas, inovadoras e aventureiras. Gostam de misturar tecidos e padrões, cores fortes, com peças de design e muitas vezes personalizadas.

Elegante

O estilo elegante tem muitas características do estilo clássico. Este é um estilo que comunica sofisticação e é o preferido por pessoas em cargos de chefia, seguras, exigentes e confiantes. Gostam de tecidos de qualidade, peças com um bom corte e poucos detalhes.

É semelhante ao estilo clássico, porque também privilegia as peças mais clássicas, mas permite combinações um pouco mais ousadas e explora outros tons de cores.

Independentemente do seu estilo, as peças da Ourivesaria Clássica ajudam-lhe a compor os visuais que mais combinam consigo. Visite o nosso site, conheça o nosso catálogo e prepare-se para mostrar ao mundo a sua melhor versão!

por Rute Lopes Mascarenhas, Consultora de Imagem formada pela Blossom Image Consulting.