As joias de ouro são um elemento essencial em qualquer caixa de acessórios. A grande vantagem é que podem passar de geração em geração, sem se danificarem.

Apesar de serem uma relíquia cada vez mais acessível, não perdem o seu charme. Por este motivo, são usadas tanto por homens como por mulheres, para dar um toque especial a qualquer look.

Já alguma vez pensou como o ouro se tornou em algo tão especial no mundo dos acessórios? Bem, nós explicamos!

Joias de ouro: Como se tornaram no que são hoje?

As joias existem há muitos anos, mas a verdade é que o seu significado foi mudando ao longo dos tempos.

Na pré-história, as joias eram compostas por ossos dos animais que se caçavam, penas, peles, sementes… O uso destes acessórios transmitia a ideia de poder.

Nas primeiras civilizações, egípcias e gregas, começou-se a usar gemas e pedras preciosas para fazer brincos, colares e pulseiras. Desta vez, já estavam ligados à mitologia grega.

Portanto, o conceito de joia foi mudando à medida que os tempos evoluíram. No que toca ao ouro, especificamente, foram os romanos a estreá-lo neste contexto de joalharia.

Na Roma Antiga e ainda na América, as joias de ouro foram usadas para declarar estatutos sociais. Sendo mesmo considerado algo divino e sagrado.

Com a melhoria das técnicas de lapidação e com o acesso mais facilitado a este material, começou a ser algo mais comum.

Atualmente o ouro continua a ser um item de muito valor, mas mais banalizado. É frequentemente usado em todos os tipos de acessórios, brincos, colares, anéis…

Tonalidades do Ouro

Já é possível encontrar vários tons de ouro, que são influenciados pela quantidade dos materiais usados na peça.

Isto porque na verdade, não existe outra cor para o ouro sem ser o amarelo. Portanto, para criar outros tons são misturados os metais, sendo que o nome mais apropriado é “ligas metálicas”.

Vamos agora listar os 6 tons de ouro que pode encontrar!

1 – Ouro Amarelo

Este é provavelmente o tom que nos vem logo à cabeça quando se pensa em ouro. É o mais tradicional e usado em joias. A composição é de 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de cobre.

2 – Ouro Branco

Vê-se cada vez mais acessórios com esta cor e pode, certamente, dar um brilho único a qualquer visual. A liga metálica é feita com 75% de ouro e 25% de paládio.

3 – Ouro Rosa

Dá, sem dúvida, um toque delicado e é bastante procurado pelas mulheres. A sua composição é feita com 75% de ouro, 22,25% de cobre e 2,75% de prata.

4 – Ouro verde

Esta cor tem ganho cada vez mais espaço nas prateleiras de ourivesarias pelo mundo inteiro. É composto por 75% de ouro, 15% de prata, 6% de cobre e 4% de cádmio.

5 – Ouro vermelho

É uma das tonalidades das joias de ouro mais surpreendentes, dando um toque de glamour a qualquer peça. É feito com 75% de ouro e 25% de cobre.

6 – Ouro negro

Por último, temos o ouro negro, que apesar de ser pouco comum tem alguns fãs fiéis. A liga metálica é feita com 75% de ouro e 25% de cobalto.

As tonalidades podem ser sempre intensificadas ou amenizadas, de acordo com a mistura dos metais. É esta interessante combinação que permite criar peças únicas, com o tom desejado pelo cliente.

A história desta relíquia ainda pode ter muito para contar! É apenas preciso estar atenta para saber mais novidades. Passe pela nossa loja e encante-se com as nossas joias de ouro.