Se não é adepto, certamente conhece alguém que faça treino crossfit. A modalidade tornou-se tendência e tem conquistado aqueles que antes simplesmente não gostavam de atividades físicas.
Mas, o que explica este fenómeno? Quais as diferenças do crossfit para um treino de musculação comum?
No artigo de hoje explicamos por que a modalidade tem ganhado cada vez mais espaço, listando alguns dos seus benefícios.
Treino crossfit: Conheça os principais benefícios desta modalidade
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar e a qualidade de vida e este é um dos motivos que faz do crossfit uma modalidade que atrai muitos praticantes.
Através de exercícios intensos e alternativos à musculação, todo o corpo é trabalhado, garantindo bons resultados em pouco tempo.
O uso de equipamentos pouco comuns em ginásios tradicionais, como pneus e cordas, é uma das características mais marcantes do crossfit.
A partir de agora, conheça os seis principais benefícios ao optar por esta modalidade de exercícios.
1 – Emagrecimento
O treino crossfit é uma das atividades mais indicadas para quem deseja queimar calorias.
Por ser bastante intenso, é possível trabalhar todo o corpo de forma eficiente e ainda melhorar o condicionamento físico.
Os treinos baseiam-se em levantamento de peso, uso dos braços em flexões, agachamentos, tiros de velocidade, abdominais e saltos.
Assim, é possível perceber os resultados na redução de medidas, fortalecimento do corpo, emagrecimento e definição muscular.
2 – Melhora a flexibilidade
A flexibilidade é fundamental para o bom funcionamento do corpo, uma vez que é responsável por aumentar a amplitude de movimentos e facilitar a execução de exercícios.
O crossfit melhora a flexibilidade do corpo através de alongamentos, repetições e dos próprios movimentos executados ao longo da aula.
Com mais flexibilidade é mais fácil prevenir lesões no corpo, como estiramentos do músculo.
3 – Fortalecimento dos músculos
Um dos motivos pelos quais o crossfit ganhou tantos adeptos é a sua eficiência em fortalecer e tonificar os músculos.
Para aqueles que não gostam de musculação e procuram atividades alternativas para trabalhar o corpo, o crossfit é a opção certa.
Os treinos de alta intensidade aliados a curtos intervalos de execução são responsáveis por otimizar o tempo e garantir que o corpo trabalhe até o limite.
4 – Melhora o condicionamento físico
O condicionamento físico está diretamente relacionado à capacidade de executar exercícios sem muito esforço, reduzindo o risco de lesões.
À medida que o praticante de crossfit intensifica os treinos, é possível perceber que os exercícios se tornam mais naturais, não exigindo muito esforço.
Ainda assim, continuará a ter resultados eficientes, sem que o corpo fique exausto após o treino.
5 – É divertido
Muitos consideram a musculação um treino entediante e, por isso, acabam por experimentar o crossfit.
As aulas são dinâmicas e diversificadas, sendo uma excelente forma de fugir da rotina.
Além disso, o crossfit geralmente é feito em grupo. Por isso, é um exercício com alto potencial de socialização, tornando essa atividade física ainda mais divertida e espontânea.
6 – Redução do stress
Assim como a maior parte das atividades físicas que trabalham o corpo, o treino crossfit é responsável pela libertação das famosas hormonas do prazer no corpo.
A endorfina, a serotonina e a dopamina são alguns exemplos de substâncias capazes de melhorar o nosso humor e promover o aumento da sensação de bem-estar geral.
Através da prática regular, é possível perceber os efeitos dessas hormonas no corpo e sentir-se mais disposto, alegre e menos stressado para enfrentar a rotina.
O treino crossfit ganhou popularidade por ser uma alternativa mais dinâmica à musculação e, principalmente, pelos seus benefícios para a saúde do corpo e da mente.