Ousadas ou discretas, com design moderno ou clássico, os acessórios são peças fundamentais em diversas ocasiões do dia a dia. Mas, para que se mantenham sempre bonitas, é preciso ter alguns cuidados.
Neste sentido, elaboramos um artigo com as principais dicas de conservação que podem ser utilizadas para joias ou bijuterias.
Acessórios: 7 dicas de conservação, para aumentar a sua durabilidade
Os fãs de acessórios querem mantê-los com a cor e brilho originais. Para isso são necessários alguns cuidados que aumentam a sua durabilidade e evitam o seu desgaste precoce.
Enumeramos de seguida 7 dicas de conservação para que as suas joias durem mais tempo.
1 – Armazenamento
Se costuma guardar os seus acessórios empilhados uns em cima dos outros, saiba que este hábito reduz a vida útil das peças.
O ideal é guardar as joias por separadores, para não correr o risco de se enrolarem, partirem ou até manchar. Quanto aos colares, a solução é deixá-los pendurados em gachos.
2 – Evite o contato com produtos químicos
As bijuterias são mais frágeis do que as peças de ouro maciço.
O ideal será retirá-las ao manusear produtos químicos de limpeza, para não as danificar.
3 – Cuidado com perfumes e cosméticos
Perfumes e cosméticos, como cremes hidratantes, também podem danificar os seus acessórios se aplicados diretamente na peça. A presença de álcool e outros elementos retiram a cor e o brilho das joias com o passar do tempo.
O ideal é primeiro colocar o perfume ou creme, aguardar alguns minutos, e só depois colocar os acessórios.
4 – Limpe as peças depois de as usar
No seguimento da dica anterior, é normal que os acessórios fiquem com resíduos de creme e sujidade. Assim sendo é fundamental fazer uma higienização simples com um pano macio após cada utilização.
Especialmente no caso de metais brilhantes, é importante limpar os acessórios para retirar a oleosidade das impressões digitais e os resíduos de cremes e perfumes.
5 – Evite o uso das joias quando for ao ginásio
Se for praticar algum tipo de exercício físico, o melhor é evitar o uso de joias e acessórios. Além do suor do corpo poder danificá-las, há também o risco da peça se prender em algum equipamento.
Isso pode partir a sua joia ou provocar algum acidente. Portanto, é melhor evitar.
6 – Coloque algum produto que absorva a humidade
O contacto com a humidade também pode prejudicar a durabilidade dos acessórios. E, mesmo que eles estejam devidamente armazenados, este contato é inevitável.
Por isso, recomenda-se colocar algum produto que absorva a humidade dentro do guarda joias para preservação das peças. Um bom exemplo são os saquinhos de sílica.
7 – Evite usar as peças na praia
Sabemos que quer estar incrível na praia ou numa deliciosa tarde na piscina. Contudo, não é indicado usar joias nessas ocasiões.
O cloro e a água do mar podem fazer com que os acessórios se danifiquem rapidamente. Vale mencionar também que o protetor solar e a fricção com a areia podem comprometer a integridade dos acessórios.
Se mesmo assim nestas ocasiões, fizer questão de usar as suas joias, o melhor é optar por peças mais resistentes, como por exemplo em aço cirúrgico 316L, este é antialérgico, além de ser mais resistente.
Se tiver estes cuidados, os seus acessórios vão-se manter como novos por muito mais tempo!