Todas as mães gostam de ver os bebés bonitos e arranjados. Por isso, além de roupas cheias de estilo, geralmente as crianças também começam a usar acessórios. Contudo, é importante ter cuidado com as reações alérgicas.

Entre os acessórios que mais chamam à atenção temos as joias, que são grandes aliadas para compor qualquer visual. Mas, como os pequenos têm a pele mais sensível é comum surgirem algumas alergias.

O que deve fazer nestas situações? E porque acontecem? Vamos responder a tudo de seguida!

Reações alérgicas: Saiba porque as crianças podem ter estas reações às joias e como evitá-las

Muitas mães têm a tradição de fazer o primeiro furo nas orelhas do bebé com uma joia de família, passada de geração em geração. É comum também que os pequenos usem pulseiras.

Apesar de estilos diferentes, o que as joias têm em comum é serem confecionadas em ouro, o metal mais puro e indicado para a pele sensível das crianças. Mas, sabia que mesmo as joias em ouro podem causar reações alérgicas?

Apesar de não ser muito comum pode acontecer! Assim, para entender os motivos, primeiro precisamos conhecer melhor a composição do ouro.

Geralmente, são produzidas peças com ouro 19k. Essa nomenclatura significa que o ouro utilizado é na verdade combinado com outros metais. A junção de metais é feita para que a joia possa ser trabalhada.

Dito isto, a liga do ouro 19k é composta por 75% de ouro puro, 25% de prata e uma mínima quantidade de cobre. São estes e outros metais que podem causar as reações alérgicas, bem como o escurecimento da joia.

Podem causar a chamada Dermatite Alérgica de Contacto ou a Irritativa. Isso acontece quando a peça entra em contacto com a pele ou acumula impurezas, o que causa vermelhidão, comichão e irritabilidade.

Estes sintomas podem manifestar-se de forma pontual ou permanente. Geralmente, quando a alergia é pontual, o motivo está relacionado com o contacto da peça com produtos químicos presentes em sabonetes, perfumes…

Já a alergia permanente acontece sem motivos aparentes. Pode acontecer pelas próprias substâncias que o corpo humano exala, como ácido úrico nas mãos, que sai em conjunto com o suor.

As crianças, que têm a pele mais sensível, também estão mais suscetíveis a estas reações que podem ter origem no processo de oxidação da prata e do cobre.

Como evitar as reações alérgicas causadas por joias?

Para que os pequenos não sofram com os sintomas desagradáveis da alergia, é importante seguir algumas dicas de prevenção.

1 – Compre peças em ouro autêntico

Tenha a certeza que está a adquirir uma joia de ouro 19k verdadeiro. Infelizmente algumas joalharias comercializam peças que não são totalmente de ouro.

Procure uma loja de confiança que forneça um certificado de garantia que ateste a qualidade do ouro.

2 – Cuidado com produtos de higiene pessoal

Geralmente, os produtos de higiene pessoal dos bebés são mais suaves, justamente para não agredir a pele mais sensível.

Ainda assim, tenha cuidado com os sabonetes, loções e pomadas que usa na criança. Se perceber que alguma delas desencadeou a reação alérgica, retire a joia ou suspenda o uso do produto.

3 – Retire regularmente a joia para limpeza

As alergias também podem manifestar-se pelo acúmulo de impurezas na peça, especialmente os brincos, que dificilmente são retirados.

Para evitar as reações alérgicas, retire a joia periodicamente e lave-a com água e sabão neutro. Deixe secar bem e só depois pode colocar a peça novamente.

É importante destacar que existem reações alérgicas que não estão relacionadas aos fatores que mencionamos. Por isso, sempre que a criança apresentar sintomas, é recomendável consultar o médico dermatologista.