Alguma vez parou para pensar no conceito de moda sustentável?

A sustentabilidade está presente em cada vez mais setores do mercado. E como não poderia deixar de ser, também chegou ao mundo da moda.

Muito mais do que uma tendência, a moda sustentável envolve uma série de processos para que a sua produção ajude à preservação do meio ambiente. E não pense que isso se refere somente às roupas… O mundo da joalharia também já se está a adaptar a esta realidade.

Grandes marcas estão a aderir aos princípios da sustentabilidade. Porque os consumidores estão mais conscientes, e preocupam-se cada vez mais com a origem das matérias-primas e com os processos de fabricação.

A seguir vai conhecer melhor o conceito de moda sustentável, especialmente no universo das joias, e aprender a valorizar um bom acessório.

Moda sustentável: Como funciona em termos de joalharia?

Quando pensamos no fabrico de joias pensamos muitas vezes na extração de ouro e pedras preciosas, e os muitos malefícios que essa atividade traz ao meio ambiente.

Dessa forma, parece contraditório pensar no conceito de joias sustentáveis. Mas acredite, esta questão é cada vez mais uma realidade. Perceba melhor!

joalharia em ouro

1 – Ouro ético

O conceito de ouro ético surge da possibilidade da sua exploração ser realizada de forma mais justa. Assim os processos de mineração são realizados de forma mais responsável visando a preservação tanto dos trabalhadores quanto do meio ambiente.

Essa é comprovadamente uma realidade, e para quem não sabe a joalheria Suíça Chopard trabalha com o ouro ético desde de 2013. E, o seu objetivo é utilizar essa matéria prima em todo o seu fabrico de joias e relógios.

Portanto, observa-se que a qualidade e beleza das peças não são perdidas pelo fato de seguirem um conceito sustentável.

2 – Fabrico de pedras sintéticas

A preciosidade das gemas e pedras incrustadas em joias custa caro ao meio ambiente e aos mineiros. Isso porque o seu processo de exploração também envolve a utilização de produtos tóxicos.

Portanto, as pedras são consideradas preciosas devido aos anos que levam para se formarem na natureza. E é pela sua raridade que o seu valor é tão elevado.

Porém uma alternativa que se tem tornando tendência é a produção de joias em laboratório.

A criação das gemas em laboratório é feita através da utilização dos mesmos materiais químicos de uma pedra preciosa. Essas pedras são chamadas de pedras sintéticas, pois são produzidas artificialmente.

Mesmo não sendo criadas de forma natural, a sua beleza é igualmente esplendorosa e tem ainda mais valor já que contribui para o meio ambiente.

3 – Metais reciclados

Ainda em relação ao fabrico de joias de forma sustentável, a utilização de metais reciclados também se mostra uma realidade cada vez mais presente.

Os metais nobres, como ouro e prata, podem ser reutilizados e transformarem-se em joias inteiramente novas, com designs variados.

Da mesma forma, utilizar os metais reciclados não tira a beleza da peça, pelo contrário. Ela continua a ser uma peça de alta qualidade e muito sofisticada.

Utilização de matérias primas alternativas

Aderir à moda sustentável envolve também uma mudança de pensamento, e no caso das joias isso quer dizer ressignificar o valor de uma peça. Ou seja, mesmo uma joia que não é feita com metais nobres ou com pedras raras, pode ser considerada preciosa.

Cada vez mais vemos joias fabricadas com materiais alternativos como couro ecológico ou resina. O que dá valor a essa peça não é somente o material, mas também o seu processo de manufaturação.

O trabalho artístico do designer passa a ser mais reconhecido, e o universo das joias ainda mais diversificado.

É possível garantir elegância e estilo com a moda sustentável, e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do meio ambiente. E, é talvez isso que torna esta realidade algo que veio para ficar.