Costuma demorar algum tempo para encontrar a sua camisa favorita no guarda-roupa? Ou sente que gasta demasiado tempo e energia a montar os seus looks para o trabalho?
Um armário desorganizado pode, desnecessariamente, transformar a tarefa de se vestir num verdadeiro desafio.
Por outro lado, um armário limpo e organizado pode tornar a sua vida diária mais fácil, enquanto a ajuda a ter controlo de tudo o que possui.
Não sabe por onde começar? Então veja de seguida como organizar o seu guarda-roupa de forma eficiente.
Guarda-roupa: Saiba as melhores dicas para o organizar
A passagem do inverno para a primavera significa substituir as botas pelos sapatos abertos e mais leves, guardar os casacos quentes e trocá-los pelas roupas mais frescas e descontraídas.
E é por isso que este é o momento perfeito para limpar e reorganizar os armários lá de casa. Contudo, sabemos que esta tarefa pode ser, por vezes, avassaladora.
A pensar nisso, hoje trazemos-lhe as melhores dicas para se tornar uma mestre na organização do seu guarda-roupa! Conheça-as de seguida:
1 – Escolha as suas roupas
Primeiramente, é vital fazer uma limpeza inicial, antes de começar a organização do seu closet. Retire todas as peças e separe em montes tudo o que vai guardar, colocar no lixo, doar ou vender.
Uma boa dica é refletir: se não usou uma peça nos últimos 18 meses, é pouco provável que a use no futuro, então considere descartá-la.
2 – A chave é a organização!
Organize as roupas por categoria: Ou seja, agrupe e divida as peças por tipos específicos de roupa. Isto vai ajudá-la a montar conjuntos com rapidez e precisão.
Por exemplo, pode dividir as peças por camisolas de manga curta, manga comprida, calças/leggings, vestidos/saias…
Organize as roupas por estação: Esta técnica é muito útil, porque economiza tempo e o esforço de ter de procurar em todo o armário roupas apropriadas para o clima.
Para isto, deixe as roupas da estação atual na frente do armário, para facilitar o acesso. À medida que as estações mudam, basta mover as roupas da época atual para a frente e colocar as roupas da estação passada para trás.
Organize as roupas por cor: A organização por cores ajuda a combinar rapidamente as peças de roupa, ou a escolher a cor que melhor combina com o seu mood.
Esta estratégia pode variar de acordo com a sua preferência pessoal. Contudo, geralmente o procedimento é começar com cores mais claras e avançar para cores mais escuras.
3 – Depois da organização, vem a ação
Avalie o espaço que tem para trabalhar e decida onde vai posicionar cada categoria. Deixamos algumas normas práticas, para se orientar:
- Pendure o máximo possível, assim é mais fácil ver cada peça;
- Dobre e enrole as roupas que vão para as gavetas;
- Use caixas de sapatos ou caixas de armazenamento dentro de uma gaveta, para manter as roupas arrumadas e evitar que se misturem;
- Se possível, embale algumas roupas fora de estação, para ter mais espaço;
- Lembre-se de etiquetar tudo, para posteriormente conseguir encontrar o que procura com maior facilidade.
4 – Dedique um espaço especial aos sapatos e acessórios
Organize os sapatos por tipo, altura do salto e cor. Para poupar espaço, coloque os sapatos em prateleiras planas ou inclinadas.
Quanto aos acessórios, como joias, cintos, cachecóis, óculos de sol, acessórios de cabelo e afins, podem ser armazenados em gavetas de acrílico ou caixas de joias, ou até em ganchos na parede, se preferir.
Dica bónus: Pendure ou enrole gravatas. Os cabides de gravata ou caixas de armazenamento são perfeitos para manter as mesmas organizadas e sem dobras.
Agora que já sabe como organizar o seu guarda-roupa, está na hora de colocar estas dicas e ideias em prática. Boas arrumações!