Entre os cuidados com o bebé recém-nascido, um tem a ver diretamente com a aparência: os brincos. Se é mãe de uma menina, provavelmente fantasia em decorar as orelhas dela, mas qual é a idade certa para ter as orelhas furadas? E que precauções deve tomar?

Hoje resolvemos falar sobre este assunto, por isso, tire as suas dúvidas neste artigo.

Orelhas furadas: Qual é a idade apropriada?

Embora esta seja uma decisão muito pessoal, há alguns riscos de furar as orelhas da bebé muito cedo. Isso porque pode estar a incorrer o risco de a mesma ter infeções.

Os recém-nascidos ainda estão a desenvolver o seu sistema imunitário, sendo ideal esperar pelo menos seis meses.

Por outro lado, se quiser que a sua filha decida se quer ou não usar brincos, é melhor esperar até que ela tenha pelo menos 5 anos para perguntar.

É ainda importante frisar que o furo na orelha geralmente é feito sem anestesia, porque esta prática não é dolorosa para justificar a realização da anestesia.

Contudo pode dar à sua bebé uma dose de paracetamol ou ibuprofeno ou aplicar um creme com lidocaína antes do procedimento. Mas, nada como pedir aconselhamento médico antes.

Qual o material ideal para furar as orelhas?  

Os brincos cirúrgicos em aço inoxidável podem ser convenientes, principalmente porque não contêm níquel ou qualquer outra liga que possa causar uma reação alérgica à menina.

Algumas crianças são sensíveis ao ouro branco, que pode conter níquel. Outras opções que podem ser seguras são platina, titânio e ouro de 14 quilates.

Também é aconselhável limitar-se a pequenas pedras ou pérolas, pois há menos probabilidades de embaraçarem nas roupas ou de serem puxadas pelos amigos enquanto brinca.

Porém, antes de levar a sua filha a furar as orelhas, verifique o boletim de vacinas e a vacina do tétano. Mesmo havendo a esterilização de todo o material com o qual furam o lóbulo da bebé, é aconselhável garantir que a menina tenha recebido pelo menos duas doses desta vacina.

Onde furar a orelha da bebé?

Primeiro, pergunte ao seu dermatologista ou pediatra se realiza este tipo de procedimento. Se a resposta for não, peça-lhes que recomendem algum profissional e converse com amigos de confiança para descobrir quais profissionais aconselham.

Depois de escolher o local, verifique se o técnico tem pelo menos um ano de experiência. E, acima de tudo, verifique se essa pessoa segue o protocolo básico de segurança: lava as mãos ou usa gel antibacteriano, usa luvas novas, limpa as orelhas da bebé com gaze de álcool e aplica um brinco na orelha esterilizado.

Na Ourivesaria Clássica cumprimos todos os procedimentos para furarmos as orelhas da sua bebé com toda a segurança.

Cuidados posteriores que deve ter em conta

Evite qualquer infeção mantendo os brincos da bebé limpos. Lave as mãos com sabão neutro e desinfete a parte frontal e traseira dos brincos duas vezes por dia. Deve fazê-lo com algodão embebido em álcool ou água oxigenada.

Depois de ter as orelhas furadas, gire o brinco suavemente e deslize-o para frente e para trás algumas vezes. Verifique se o furo não está muito apertado. Não retire o primeiro par de brincos até que pelo menos 10 semanas tenham passado desde a perfuração, caso contrário o furo poderá fechar.

Outra coisa que deve lembrar-se é que a sua filha tocará constantemente nas orelhas, tornando a área perfurada suscetível à infeção.

Verifique as orelhas dela regularmente para descartar quaisquer sinais de infeção, como vermelhidão ao redor do orifício ou lóbulo.

De qualquer forma, se tiver alguma dúvida, consulte o seu pediatra.