Já alguma vez pensou em usar um despertador para fazer uma melhor gestão de tempo?

Todos os dias somos escravizados por dispositivos eletrónicos. Isso acontece não só pela falta de liberdade ou dependência que criam em nós, mas também por criarem problemas de saúde ou por nos fazerem perder demasiado tempo.

Estamos muito ligados ao telemóvel, mas devemos fazer todo o possível para o desligar, pelo menos em determinados momentos. Veja por que não é uma boa ideia usar o alarme do seu smartphone para acordar.

Gestão de tempo: A importância de ter boas rotinas de dormir e acordar

Acredite ou não, a última coisa que faz antes de dormir influencia diretamente o seu descanso.

Isso não ocorre somente pelos efeitos da luz azul que podem perturbar o sono, mas também porque, quando pega no telemóvel para verificar se o alarme está em ordem, encontrará SMS, mensagens de WhatsApp ou e-mails que ficarão na sua cabeça. E, isso pode preocupá-la ao ponto de a impedir de ter uma boa noite de descanso.

Ora mexer no telemóvel antes de dormir não é a mesma coisa do que ler um livro durante meia hora.

O mesmo acontece pela manhã. É muito importante ter uma boa rotina para começar o dia que lhe permita enfrentá-lo de forma positiva e com energia.

Imagine uma manhã em que sai da cama e não olha para o telefone, faz alongamentos, medita por 5 ou 10 minutos, pode até fazer 10 minutos de ioga ou algum exercício leve.

Todo este ritual não demora mais de 20 minutos, apenas o suficiente para tomar um banho rápido, se é daqueles que prefere banhos matinais, tomar um bom pequeno almoço energético e sair de casa com as baterias ligadas e de bom humor.

Uma boa gestão de tempo retira stress ao seu dia

Se acordar com o despertador do telemóvel, precisa obrigatoriamente pegar nele para o desligar. Já está preso, a menos que tenha uma vontade de ferro.

Se começar a olhar para os e-mails que terá que responder em algum momento da manhã, mensagens acumuladas no WhatsApp, e para o feed do Instagram… perderá facilmente quase 30 minutos que poderia ter dedicado à sua manhã de uma maneira muito mais agradável.

Tendo em mente todas as informações que já leu, aumenta o stress assim que acorda. Se não olhar para o telemóvel até chegar ao trabalho ou durante a viagem, o seu dia começará de maneira mais tranquila. E, o seu estado será quase zen (até olhar para o smartphone).

A vantagem de acordar com um despertador

A sua visão, esse tesouro precioso, está realmente a sofrer com o ecrã do telemóvel e do tablet. Os contrastes da luz e o gesto de acordar e ter o ecrã tão perto do seu rosto podem provocar vermelhidão nos olhos, coceira, irritação e desconforto. E, poderá poupar-se a si mesmo se não sujeitar os seus olhos a um agente stressante, como o telemóvel. Muito menos antes de ir para a cama e quando acorda.

Embora pareça antiquado, a melhor forma de acordar é esquecer o seu telemóvel e usar um despertador tradicional.

Um elemento que apenas tem essa função, acorda-o e oferece tempo. Não intervém em mais nada. Não lhe diz que se esqueceu de uma consulta médica, que o seu chefe está a aguardar o relatório ou que há um almoço de família no fim de semana.

O despertador tradicional é assim uma maneira muito mais saudável e suave de acordar. Além de que, pode ser utilizado como forma de gestão de tempo entre várias tarefas.